O que fez São Clemente?

Biografias


São Clemente I é um santo católico e, como tal, teve sua vida ligada à fé e, nesse caso, também à Igreja, tendo ocupado altos postos. Ele é contemporâneo aos apóstolos.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/SaoClemente.Biografias.html
[Imagem: Rede Século 21]



Tendo vivido nos primeiros anos de Igreja Católica, São Clemente I foi o terceiro sucessor de Pedro. O primeiro fora Lino e o segundo foi Anacleto. Seu papado aconteceu do ano 88 até o ano 97, sem terminar com sua morte.

Sua gestão frente à Igreja foi marcada pela Carta aos Coríntios, um documento que transmitia orientação e pacificação. Naquela época, a comunidade cristã de Corinto sofria risco de se desagregar.

Por mais que o apóstolo João ainda fosse vivo, respeitava a autoridade de Clemente. Outra marca do papado de Clemente foi a perseguição religiosa sofrida.

No ponto de vista das celebrações, consagrou o uso da expressão "amém" como o final das orações, indicando concordância ao que foi rezado. Também trouxe o uso do óleo na celebração da Crisma (alguns costumam dizer, na forma masculina, que "o" Crisma é o óleo e "a" Crisma é a celebração do sacramento de confirmação).

São Clemente I incomodou o imperador romano Nervo, que não queria a expansão do cristianismo. Assim, o papa acabou sendo exilado em um local onde havia muitos pagãos que faziam serviços forçados, e acabou sendo substituído no Vaticano pelo Papa Evaristo.

Essas pessoas que faziam serviços forçados foram convertidas ao cristianismo por Clemente. Assim, de pessoas desoladas, elas passaram a criar forças para viver impulsionadas pela fé que nelas nascia.

Trajano, sucessor de Nervo, foi outro imperador que se invocou com São Clemente e sua conversão de fiéis. Tamanho o incômodo, ele ordenou que o ex-papa fosse participar, forçadamente, de uma adoração aos deuses romanos.

Clemente se recusou por ser convicto em sua fé. E, diante de tamanha ofensa ao imperador, foi condenado a ser jogado no mar Negro com uma âncora grandiosa, para que ficasse preso no fundo. São Clemente falecera naquele momento, mas a corda cedeu e fez com que ele aparecesse às margens, para ser sepultado pelos demais cristãos que viram o derradeiro momento.


👉 E ainda mais para você: O que fez Guido de Cortona?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários