Ciência & Saúde
Em todos os ecossistemas, existem muitos seres com incríveis características de defesa, reprodução e nutrição. Confundida com um peixe, a Salpa é um ser oceânico transparente, que tem atraído a curiosidade do mundo científico. Vamos conhecê-la?
[Salpa em águas oceânicas. Imagem: yahoo finanças! | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Os puffins ou papagaios-do-mar
» Microplásticos e nanoplásticos no ambiente oceânico... e até dentro de nós!
O QUE É A SALPA?
A Salpa faz parte da classe Salpa Maggiore e consiste em um ser aquático que é transparente, cordado (com coluna vertebral) e com alguns órgãos internos (coração, brânquias e sifões), com pequena dose de cor alaranjada, indicando que ali existe um ser vivo. Além das comparações com peixes, outra semelhança, pela transparência, costuma ser feita com as águas-vivas.
Elas ficam à deriva, não se movimentam por conta própria. São seres assexuados.
Salpas se alimentam de fitoplâncton. Ao fazer a digestão, elas geram matéria orgânica que fica compactada no fundo do oceano. Como presas, não são muito nutritivas.
Além das salpas, outros seres se alimentam de fitoplâncton, como alguns protistas. Diante dessa competição por alimento, as salpas têm se dado melhor.
SALPA VERSUS KRILL
Acreditava-se, ainda dentro dessa ideia dos animais que se alimentavam de fitoplâncton, que a Salpa competisse com o Krill, um minúsculo ser, também com corpo tendo partes transparentes, mas parecido com o camarão. Após, pesquisas permitiram perceber que não são seres diretamente em competição pelo mesmo alimento.
OS CELACANTOS
Se as salpas são transparentes, praticamente, os celacantos não o são, e vivem por muito tempo! Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, a gente te conta como são esses peixes e quanto tempo eles vivem:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Os celacantos: peixes longevos
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!