A alotriofagia ou síndrome de pica

Ciência & Saúde

 

A alotriofagia é uma doença onde uma pessoa sente uma vontade irresistível de comer coisas que não seriam adequadas para um ser humano, em alguns casos, sabendo que não pode comer. Essas coisas incluem: sabão, terra, lascas de tinta de parede, tijolo, casca de ovos, papel, madeira, pregos, cola, cabelos, unhas, fezes de outros animais, esponja de cozinha ou cinzas de cigarro. Existem outras coisas que não fazem mal, mas são curiosas, como comer gelo.

 

Vamos descobrir mais da alotriofagia, ou síndrome de pica, ao longo deste post. Fique e confira!

 


Não pode comer sabão, viu?!
[Sabão: uma das coisas estranhas que se pode comer. Imagem: theresaharris10 | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como detectar doenças nos ossos?

 

» O agachamento vai realmente aumentar o meu bumbum?

 

» A anedonia musical

 

POR QUE SÍNDROME DE PICA?

 

Se fossemos ser mais precisos, seria síndrome de pica-pica, pega-rabilonga ou pega-rabuda, um pássaro que se alimenta de muitas coisas, sem distinção, segundo informações do portal g1, pertencente à família Corvidae. Claro que, com o tempo e com a tendência de reduzir as palavras, facilitando a comunicação, ficou sendo apenas a síndrome de pica o nome popular da alotriofagia.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

 

Não há sintomas, mas um único e extenso sintoma. Ao longo de um mês inteiro, uma pessoa vai ter aquele desejo incontrolável de comer o que não deve, mesmo sabendo que não deve. Um caso esporádico de vontades aleatórias quanto à comida não deve ser encarado como doença.

 

Um grande problema, decorrente da vontade inusitada, é a intoxicação alimentar. Como acaba acontecendo a ingestão de coisas impróprias, sintomas como vômito, diarreia e outros podem surgir, não pela simples vontade de comer, mas pela ingestão efetivamente ter ocorrido.

 

QUANDO É NORMAL E QUANDO NÃO E´?

 

Existem alguns casos em que a alotriofagia é “normal”, como nas crianças, que estão experimentando de tudo e não possuem adequado discernimento, e em alguns casos de gestantes. Para pessoas mais adultas e com total clareza, não é normal e pode significar problemas psicológicos.

 

O QUE PODE SIGNIFICAR?

 

Além dos problemas psicológicos, quando falamos no caso das grávidas, podem surgir algumas deficiências nutricionais. A falta de ferro e de zinco pode fazer com que as grávidas queiram comer terra.

 

Segundo a Rede D’Or São Luiz, pessoas adultas com depressão, esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo (TOC) também podem desenvolver quadros de alotriofagia. É preciso observar com atenção.

 

O tratamento da doença passa por entender o que a está causando. Em casos de deficiências nutricionais durante a gravidez, a suplementação com os nutrientes em carência pode resolver o problema. No caso de questões psicológicas, um atendimento profissional nas áreas da psicologia/psiquiatria é necessário. Parentes e amigos também podem contribuir, evitando que a pessoa acesse substâncias inadequadas e tenha vontade de comer.

 

NA GRAVIDEZ, COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO?

 

Vimos que parte da solução para a alotriofagia, quando ocorre em paralelo à gravidez, é o cuidado com a alimentação. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você fica sabendo dicas de como ela deve ser feita, quais os cuidados e o que pode fazer sua gravidez ocorrer de forma tranquila, com uma alimentação adequada:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Cuidando da sua alimentação durante a gravidez

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários