Cuidando da sua alimentação durante a gravidez

Ciência & Saúde

 

A gravidez é um momento mágico, de vida nova e de esperança, mas exige bastante da família e principalmente da grávida, para que tudo ocorra bem. A alimentação é fundamental para nutrir a mulher e formar o bebê, com todos os nutrientes necessários e sem doenças após o parto, como anemias. Vamos ver algumas dicas passadas pelo Ministério da Saúde sobre nutrição na gravidez?

 


Amor em forma de gerar um novo ser.
[Gravidez: alimente com amor. Imagem: StockSnap / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Por que amamentar o bebê? Veja dicas

 

» Evitando acidentes na infância

 

» A vacinação de prematuros

 

BASE DA ALIMENTAÇÃO: ALIMENTOS IN NATURA

 

Para se alimentar bem, quanto mais simples melhor, e melhor ainda se for alimento em sua forma in natura, como frutas e vegetais. Em almoços ou refeições salgadas, a famosa combinação de arroz com feijão é perfeita!

 

CUIDADO NOS TEMPEROS E SABORES A MAIS

 

Sal, açúcar e gorduras devem ser usados de forma moderada nos alimentos. Todos esses elementos contribuem para problemas circulatórios (de coração e outros elementos desse sistema) se consumidos em excesso.

 

MODERAÇÃO EM ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS

 

Sabe aqueles alimentos que usam açúcar, sal ou gordura para serem conservados? Ou farinhas refinadas? Esses são os alimentos processados, que devem ser evitados, como queijos, conservas, atuns e sardinhas em lata, carnes secas e toucinho.

 

Os alimentos ultraprocessados, por sua vez, possuem ingredientes industriais que pouco agregam em termos nutricionais, como espessantes, gordura vegetal hidrogenada, aromatizantes, corantes, dentre outros. Na embalagem, vemos essa farta lista de ingredientes, tão grande quanto deve ser a sua restrição, enquanto grávida, para consumir.

 

FAÇA REFEIÇÕES DE QUALIDADE, COM COMPANHIA

 

É muito importante evitar beliscar o dia todo, e fazer refeições regulares e em horários fixos. Também é fundamental, para que o ato de comer seja prazeroso e regrado, que as refeições sejam em companhia de amigos e parentes, sempre que possível.

 

COMA COMIDA-DE-VERDADE MESMO FORA DE CASA

 

Não é preciso comer mal caso você precise comer fora, basta escolher opções mais adequadas. A gestante pode almoçar em um restaurante bufê e escolher alimentos saudáveis dentre os disponíveis, como saladas e frutas. 

 

Em termos de custo, nem sempre fast food será mais barato. Comendo nas quantidades certas e moderadas, sem entrar na onda do bufê livre sem conferir, a refeição pode ser saudável e barata.

 

CASO FAÇA SUA COMIDA, DEDIQUE-SE A ISSO

 

O ato de fazer a comida deve ser de amor, pois é possível explorar sabores e formas sem perder nutrientes e lançar mão de processados e ultraprocessados. Caso a gestante faça a comida, é muito importante que se dedique a entender todo esse processo de cozinhar, que ingredientes usar, como ter algo saboroso sem exagerar em itens como sal e gordura, dentre outros tantos conhecimentos que refletirão na sua saúde e na do bebê.

 

A AMAMENTAÇÃO PODE EVITAR A GRAVIDEZ?

 

Outra questão bem curiosa sobre gravidez é se amamentar o bebê é uma forma de “anticoncepcional”. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor e descobre se isso faz sentido:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A amamentação evita a gravidez?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários