Arte
Um dos maiores marcos da arte nacional, Abaporu foi uma criação de Tarsila do Amaral. Além de sua simbologia histórica, no mundo da arte e de sua transformação, outros sentidos e significados ocultos podem existir no quadro. Vamos saber mais?
[Uma parte do Abaporu. Imagem: gov.br | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» A semana de arte moderna de 1922
» Veja a vida e arte de Alfredo Volpi
COMO SURGIU O ABAPORU?
O Abaporu foi criado por Tarsila do Amaral em torno do ano de 1928. Exatamente na data de 11 de janeiro de 1928, a tela de 85 x 73 cm foi entregue como presente de aniversário ao marido de Tarsila, na época o escritor Oswald de Andrade.
Ele e o amigo e poeta Raul Bopp traduziram o quadro como sendo o homem que devoraria a cultura e a reinventaria. Disso, Tarsila buscou palavras em tupi-guarani e, da junção de "aba" e "poru", veio o "homem que come", o abaporu.
RUMO DEPOIS DA SEPARAÇÃO
Oswald e Tarsila não permaneceram o resto da vida com a união. O casamento encerrou em 1929 e, na divisão de bens, Tarsila ficou com o Abaporu e retornou "O enigma de um dia" em troca.
Mais tarde, Tarsila venderia o Abaporu a Pietro Maria Bardi. Esse proprietário vendeu a obra posteriormente, havendo novas vendas e trocas de museu, cuidados e exposições variadas pelo mundo.
TARSILINHA CONTOU A POSSIBILIDADE INUSITADA
O Abaporu tem um dedo mais saliente nos pés, mais do que o dedão. A posição também é inusitada, que pode ter sido da vista de um espelho.
Segundo reportagem da BBC, Tarsilinha, descendente de Tarsila, aponta que o Abaporu poderia ser uma Abaporu... Teria sido uma pose pintada a partir da própria visão de Tarsila nua em frente ao espelho. A ideia de o Abaporu ser o presente de Oswald reforça esse pensamento. Outro fato é que ela e o Abaporu têm/tinha aquele dedo saliente.
MAIS DA ARTE DE TARSILA DO AMARAL
Além do Abaporu, muitas outras obras artísticas partiram da genialidade de Tarsila. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você conhece ainda mais sobre a vida e obra da artista:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!