A vida e a luta antirracista de Martin Luther King Jr

Biografias

 

Assim como Nelson Mandela e outras tantas importantes figuras na história, Martin Luther King Jr. foi um ícone da luta antirracista. Os esforços dele foram feitos nos Estados Unidos, mas foram inspirados e inspiraram mais pessoas ao redor do mundo.

 

Ao longo deste post, vamos conhecer a história deste líder. Vamos entender sua trajetória na forma de sua estratégia de luta, desafetos e honrarias.

 

 

A fala sendo usada para motivar e engrandecer a luta
[Um dos grandes discursos do líder antirracista. Imagem: Britannica / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que fez Antonieta de Barros?

 

» Nosso grande artista, Aleijadinho

 

» As religiões de origem africana

 

O QUE FEZ MARTIN LUTHER KING JR?

 

Martin Luther King Jr, ou melhor, Michael King pelo nome de batismo, nasceu em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, estado da Geórgia. Seu pai era pastor cristão batista, e Martin acabou seguindo essa vocação e se formando no seminário teológico Crozer, após ter estudado Sociologia na Morehouse College.

 

O seminário Crozer fica no estado da Pensilvania. Foi nesse mesmo estado que ele conheceu Coretta Scott, estudante de música e seu amor ao longo da vida. Frutificando esse amor, nasceram quatro filhos.

 

Sendo pastor formado, ele e a esposa se mudaram para Montgomery, estado do Alabama, onde existiam leis de segregação racial na vida cotidiana e serviços públicos. Até o ano de 1865, ainda havia escravidão nos Estados Unidos da América e, depois disso, ainda era legal a segregação por raça.

 

A ESTRATÉGIA DE LUTA

 

A forma de Martin Luther King Jr. atuar era inspirada em técnicas de boicote pacífico, que evitassem confrontos armados, mas visassem a conquista pela resistência. Mahatma Gandhi foi um grande símbolo inspirador de Martin. Mais tarde, Nelson Mandela também teria sido um adepto dessa linha de pensamento pacificador.

 

Lutar de forma pacífica não era uma unanimidade nos grupos antirracistas. Havia quem pensasse que ações mais radicais seriam a melhor forma.

 

Martin lutava por mais e melhores postos de trabalho e salários dignos. Também acreditava que os direitos das mulheres precisavam ser respeitados e ampliados, e foi contra a Guerra do Vietnã.

 

O GRANDE DISCURSO - I HAVE A DREAM

 

Um enorme talento de King Jr. era de discursar às multidões, em falas emocionantes de antirracismo. O discurso "I have a dream" foi proferido em 1963, para duzentas e cinquenta mil pessoas. Foi durante a "Marcha sobre Washington", na presença de pessoas como Josephine Baker e Rosa Parks. Rosa fora simbólica porque se recusou a ceder lugar a um branco, e depois isso motivou um grande boicote no transporte público.

 

Algumas de suas palavras:

 

“Eu tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da irmandade. (…) Tenho um sonho de que meus quatro filhos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo teor de seu caráter.”

 

 

No vídeo a seguir, você confere como foi o discurso completo:

 


[Vídeo postado por usuário do Youtube]

 

PRISÕES E MORTE

 

Foram vinte prisões e outros quatro atentados. Um desses atentados foi após o boicote de mais de um ano após o episódio Rosa Parks.

 

Em 1968, Martin Luther King Jr. foi morto por James Earl Ray, que confessou o crime, mas não se tem absoluta certeza que foi ele o autor, por haver mais pessoas e grupos interessados em dar fim ao líder King.

 

 

HOMENAGENS, INCLUSIVE PÓSTUMAS

 

Houve várias homenagens à vida e luta de Martin, algumas póstumas inclusive. Em 1964, foi o mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz. Em 1977, a Medalha Presidencial da Liberdade, e em 2004, a Medalha de Ouro do Congresso Estadunidense.

 

Também foi instituído o Dia de Martin Luther King no ano de 1986, sendo um feriado nacional dos EUA. Ele é comemorado em toda terceira segunda-feira de janeiro, perto de quando ele faria aniversário.

 

E NO BRASIL, COMO TUDO ACONTECEU?

 

A luta antirracista teve e acontece em vários lugares no mundo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos um pouco mais sobre o Brasil e o racismo:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O preconceito racial contra o negro no Brasil

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários