Alguns situações e cuidados durante a gravidez

Ciência & Saúde

 

Existem algumas condições de saúde que mudam durante a gravidez. Isso leva a situações e cuidados especiais, conforme a caderneta da gestante, do Ministério da Saúde. Vamos saber mais sobre isso?

 


Amor em forma de imagem: grávida e esposo comemoram o bebê
[Amor que cresce no ventre da mulher. Imagem: Boris Gonzalez / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A amamentação evita a gravidez?

 

» Por que amamentar durante a gravidez?

 

» Quando os bebês realmente estão sorrindo?

 

GENGIVA

 

A gengiva pode sangrar mais facilmente durante a gravidez. Apesar disso, é importante seguir com os cuidados com a escovação, envolvendo até a gengiva e o uso regular do fio dental.

 

ENJOOS E VÔMITOS

 

Esses sintomas são mais comuns nos primeiros meses de gravidez. É importante evitar ficar muito tempo sem comer, e optar por alimentos mais secos, como arroz, pão e bolachas.

 

Se, infelizmente, ocorrer o vômito, deve-se apenas bochechar com água e após meia hora, escovar os dentes, pois a pasta de dentes possui odor e sabor que não são suaves. Se forem enjoos e vômitos mais insistentes, o caminho é procurar o posto de saúde.

 

DIGESTÃO

 

Essa é uma regra geral, mas que ajuda ainda mais no período de gravidez. Azia é combatida com mais mastigação e refeições sem a ingestão de líquidos.

 

O intestino pode ficar preso. Nesse caso, há várias estratégias para ficar melhor, como o consumo de fibras e alguns tipos de frutas (laranja, mamão, ameixa), beber água e fazer exercício regularmente.

 

Em caso de hemorroidas, é preciso optar por lavar a região anal e limpar com toalha. O uso do papel higiênico, nesse caso, não é recomendado, pela força utilizada na limpeza.

 

CÃIBRAS, VARIZES E FORMIGAMENTO

 

As cãibras e formigamento podem vir a acontecer. Nesse caso, não deve ser eliminado o exercício físico, mas moderado.

 

Para casos de varizes, que também podem vir em decorrência da gravidez, é importante não ficar muito em pé ou sentada. Meias, calçados e roupas precisam ser confortáveis.

 

DOR NA COLUNA

 

Diferentemente dos enjoos, é um sinal do final de gravidez, visto que o bebê está crescendo... É importante moderar exercícios e as atividades domésticas, além de fazer alongamentos.

 

EXCREÇÃO

 

Tanto no início, como no final da gravidez, é normal aumentar a vontade de urinar. Dor ou queimação são sinais para pedido de ajuda médica.

 

MAIS CUIDADOS DURANTE A GRAVIDEZ

 

A alimentação é muito importante para a saúde, inclusive na gravidez. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, veja mais dicas sobre alimentação durante esse período mágico da vida:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Cuidando da sua alimentação durante a gravidez

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários