Ciência & Saúde
Existem algumas condições de saúde que mudam durante a gravidez. Isso leva a situações e cuidados especiais, conforme a caderneta da gestante, do Ministério da Saúde. Vamos saber mais sobre isso?
[Amor que cresce no ventre da mulher. Imagem: Boris Gonzalez / Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» A amamentação evita a gravidez?
» Por que amamentar durante a gravidez?
» Quando os bebês realmente estão sorrindo?
GENGIVA
A gengiva pode sangrar mais facilmente durante a gravidez. Apesar disso, é importante seguir com os cuidados com a escovação, envolvendo até a gengiva e o uso regular do fio dental.
ENJOOS E VÔMITOS
Esses sintomas são mais comuns nos primeiros meses de gravidez. É importante evitar ficar muito tempo sem comer, e optar por alimentos mais secos, como arroz, pão e bolachas.
Se, infelizmente, ocorrer o vômito, deve-se apenas bochechar com água e após meia hora, escovar os dentes, pois a pasta de dentes possui odor e sabor que não são suaves. Se forem enjoos e vômitos mais insistentes, o caminho é procurar o posto de saúde.
DIGESTÃO
Essa é uma regra geral, mas que ajuda ainda mais no período de gravidez. Azia é combatida com mais mastigação e refeições sem a ingestão de líquidos.
O intestino pode ficar preso. Nesse caso, há várias estratégias para ficar melhor, como o consumo de fibras e alguns tipos de frutas (laranja, mamão, ameixa), beber água e fazer exercício regularmente.
Em caso de hemorroidas, é preciso optar por lavar a região anal e limpar com toalha. O uso do papel higiênico, nesse caso, não é recomendado, pela força utilizada na limpeza.
CÃIBRAS, VARIZES E FORMIGAMENTO
As cãibras e formigamento podem vir a acontecer. Nesse caso, não deve ser eliminado o exercício físico, mas moderado.
Para casos de varizes, que também podem vir em decorrência da gravidez, é importante não ficar muito em pé ou sentada. Meias, calçados e roupas precisam ser confortáveis.
DOR NA COLUNA
Diferentemente dos enjoos, é um sinal do final de gravidez, visto que o bebê está crescendo... É importante moderar exercícios e as atividades domésticas, além de fazer alongamentos.
EXCREÇÃO
Tanto no início, como no final da gravidez, é normal aumentar a vontade de urinar. Dor ou queimação são sinais para pedido de ajuda médica.
MAIS CUIDADOS DURANTE A GRAVIDEZ
A alimentação é muito importante para a saúde, inclusive na gravidez. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, veja mais dicas sobre alimentação durante esse período mágico da vida:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Cuidando da sua alimentação durante a gravidez
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!