Quando os bebês realmente estão sorrindo?

 Ciência & Saúde

 

Bebês são uma das coisas mais lindas e fofas desse mundo, não é mesmo? A gente abraça, cheira, aperta e sempre quer mais. Em alguns momentos, eles até riem para a gente...

 

Será que esse riso é felicidade também? Será que a gente desaprende a ser tão feliz assim? Ou a gente nasce sabendo dar risadas apenas de forma social, sendo educados para quem sorriu? Vamos descobrir a seguir.

 

 

Bebezinho muito fofo
[Bebê com rostinho de sorriso. Imagem: alexramos10 / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Furando a orelha do bebê

 

» Evitando acidentes na infância

 

» O nascimento dos dentinhos

 

 

O QUE SÃO OS SORRISOS DOS BEBÊS RECÉM-NASCIDOS?

 

Os bebês recém-nascidos têm feições que lembram muito um sorriso, mas naquele momento ainda não é bem isso. Segundo a médica Ana Escobar, que é uma das consultoras do quadro “Bem Estar” da TV Globo, nesses primeiros tempos de vida, são contrações faciais.

 

Os sorrisos de bebês nessa época são como aquelas fotos fofas de bichinhos, ou aquelas carinhas que postamos nas redes sociais: parece um sorriso, mas tanto os bebês como os bichinhos não estão sequer pensando em alegria ou em uma piada naquele momento. Quem está vendo um sorriso na feição da criança estaria tendo uma espécie de pareidolia, que é quando percebemos algum padrão, desenho ou significado em algo que vemos, mesmo que não seja aquilo: é como a santa no vidro, São Jorge na Lua, elefante na nuvem.

 

QUANDO OS SORRISOS SÃO CONSCIENTES?

 

Ainda segundo a médica Ana Escobar, é a partir dos três meses que as crianças conseguem identificar as pessoas com os olhos e se fixar nelas. É nesse período também que os sorrisos podem começar a significar alegria.

 

GESTANTE: CUIDADO COM O MOSQUITO-DA-DENGUE!

 

Antes de vermos essas fofuras, seja com sorriso consciente ou não, é preciso cuidar de mãe e bebê na gestação. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos um post onde falamos sobre a importância de se cuidar contra o mosquito-da-dengue:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Você é gestante? Cuidado redobrado com o Aedes Aegypti!

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários