Remarketing: Qual sua importância? Por que utilizar?

Entenda neste artigo o que é remarketing


O remarketing é uma poderosa ferramenta de marketing que permite que as empresas alcancem pessoas que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços.



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Remarketing: Qual sua importância? Por que utilizar?

O remarketing é uma poderosa ferramenta de marketing que permite que as empresas alcancem pessoas que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços.

Ao segmentar esses visitantes anteriores com anúncios relevantes, as empresas podem aumentar as chances de convertê-los em clientes.

O remarketing pode ser usado para segmentar pessoas que visitaram um site, interagiram com uma marca nas redes sociais ou até mesmo aquelas que abandonaram seus carrinhos de compras em uma loja virtual de sacolas personalizadas Kraft.

Essa estratégia vem sendo cada vez mais utilizada, pois se um negócio não consegue converter os visitantes em clientes, dificilmente terá resultados positivos. Portanto, é essencial incorporar estratégias como essa para melhorar as taxas de conversão.

É exatamente por este motivo que o remarketing é tão eficaz e considerado crucial para qualquer empresa que venda online, seja serviços copa, ou produtos de moda. Saber atingir o público que não realizou a ação deseja é o que ajudará a ter sucesso.

Conceito de remarketing

O significado do remarketing é segmentar anúncios para usuários que visitaram um site anteriormente. Com a ajuda dessa estratégia, é possível direcionar diferentes mensagens ao potencial cliente que demonstrou tipos de comportamento e interesse.

Isso torna o remarketing uma ótima ferramenta para direcionar o tráfego que está chegando ao site, mas ainda não fez o que era desejado fazer na página, o que é chamado de conversão.

Para exemplificar, se um usuário chega até um site de segurança eletrônica, mas não preenche um formulário de contato, não clica em um botão que direciona para um telefone ou interaja com um chatbot, pode-se considerar que o usuário não foi convertido em lead.

O remarketing também oferece a oportunidade de vender vários produtos complementares a pessoas que compraram algo antes por meio do site.

O objetivo do remarketing é adaptar os anúncios a pessoas específicas para direcionar potenciais compradores de volta ao seu site.

A maior vantagem absoluta do remarketing é que os anúncios são para um público-alvo que está interessado em seus produtos ou serviços de internet veloz , mas ainda estão decidindo se vão fechar negócio ou não.

Saiba como funciona o remarketing

É preciso instalar um chamado cookie em seu site e, quando isso for feito, a publicidade de redirecionamento é quase como um piano que toca sozinho.

Uma vez que o visitante chega ao seu site, ele recebe um cookie vinculado ao navegador, dessa forma, quando o visitante continua navegando em outros sites, ele vê seus anúncios nestas outras páginas.

Isso funciona como um lembrete para o visitante e o objetivo é trazer o usuário de volta ao seu site para concluir a compra ou contratar aquele serviço.

Como anunciante, é possível criar diferentes listas de remarketing no Google Analytics, onde pode-se alterar e criar suas próprias listas, alguns exemplos de listas de remarketing podem ser:

  • Todos que visitaram seu site;

  • Visitantes que adicionam produtos ao carrinho sem finalizar a compra;

  • Visitantes que olharam para um determinado produto;

  • Interagiram com a marca nas redes sociais.

Dependendo do tipo de site que e quais são seus objetivos, pode-se adaptar as listas de acordo com o que mais combina com o produto ou serviço.

Para quem tem um e-commerce, ou comércio eletrônico, o remarketing é a forma perfeita de transformar visitantes em clientes.

Outro exemplo para empresas que oferecem serviços ao invés de produtos, seria para um negócio de Comunicação Visual que realiza confecção e instalação de letreiros, dessa forma, ao entrarem no site, podem ser convertidos em clientes com o remarketing.

Por que usar o remarketing?

É importante usar o remarketing da maneira correta, sem ser agressivo. Se puder lidar com isso e fazê-lo da maneira certa, ele dará resultados muito bons.

Trata-se de dar aos visitantes algo que lhes agrade, não forçá-los a ver anúncios de produtos ou serviços nos quais não estão interessados.

Ao usar o remarketing da maneira mais apropriada, é possível gerar algumas vantagens, como as seguintes:

  • Mais reconhecimento da marca;

  • Aumento nas conversões;

  • Custo baixo para executar;

  • Possibilidade de fidelizar clientes.

O remarketing é um marketing perfeito para visitantes que estão na fase final da jornada do cliente, ou seja, visitantes que estão próximos ou prontos para concluir uma compra.

Outra característica importante que não deve ser esquecida é o limite de frequência e também interromper todo o remarketing para o cliente após a conversão.

Diferenças entre remarketing e retargeting

Existem algumas diferenças entre remarketing e retargeting que são importantes ter em mente ao planejar sua estratégia de marketing.

Remarketing é um termo amplo que abrange qualquer tipo de marketing direcionado a alguém que já demonstrou interesse em seu produto ou curso bombeiro civil, por exemplo.

Isso pode incluir coisas como anúncios direcionados nas mídias sociais ou no Google, ou até mesmo campanhas de marketing por e-mail.

O retargeting, por outro lado, é um tipo específico de remarketing que usa cookies para rastrear a atividade na web dos usuários e, em seguida, mostrar anúncios direcionados com base em seu histórico de navegação.

A principal diferença entre os dois é que o remarketing abrange uma gama mais ampla de atividades de marketing, enquanto o retargeting é uma abordagem mais direcionada que usa especificamente dados de navegação na web para exibir anúncios.

O remarketing é uma ótima maneira de alcançar clientes em potencial que podem ter demonstrado interesse em seu produto, mas não fizeram uma compra. Também é uma boa maneira de se manter em mente com seus clientes existentes.

O retargeting, por outro lado, é uma forma eficaz de alcançar aqueles que já demonstraram interesse em visitar seu site. É uma ótima maneira de manter seu produto ou serviço na frente de clientes em potencial e aumentar a probabilidade de fazer uma venda.

Tanto o remarketing quanto o retargeting podem ser estratégias de marketing eficazes, por isso, é importante escolher aquela que faz mais sentido para o seu negócio.

Finalidade de utilizar o remarketing

Existem várias razões pelas quais o remarketing é tão importante. Primeiro, permite que as empresas se mantenham em mente com seu público-alvo.

Quando as pessoas veem anúncios repetidamente, é mais provável que elas se lembrem de uma marca e considerem seus produtos ou serviços quando estiverem prontas para fazer uma compra.

Em segundo lugar, o remarketing permite que ajuste sua mensagem de marketing. Com base nas ações que as pessoas realizam em seu site, é possível exibir anúncios diferentes que são mais relevantes para as necessidades e interesses delas.

Por exemplo, se uma empresa pessoa está procurando móveis planejados para seu apartamento e chega a um site com este serviço mas não compra, é possível exibir anúncios de sala planejada apartamento, tudo baseado neste interesse.

Isso ajuda a melhorar a eficácia de suas campanhas de marketing e garante que não perca tempo e dinheiro com anúncios nos quais ninguém está interessado.

Ao segmentar pessoas que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, é mais provável que deem o próximo passo e façam uma compra.

Isso pode ajudar a tirar o máximo proveito do orçamento de marketing e obter um retorno significativo do seu investimento.

Portanto, se empresas de limpeza doméstica ou com outros serviços ainda não estão usando o remarketing como parte de sua estratégia de marketing, é hora de começar.

É uma ferramenta incrivelmente poderosa que pode ajudar a aumentar suas vendas e expandir os negócios.

Como as campanhas de remarketing podem ser feitas?

Existem várias estratégias de remarketing diferentes que você pode empregar, e a melhor abordagem varia de acordo com sua empresa, seus produtos ou serviços e seus objetivos. No entanto, algumas das estratégias mais eficazes incluem o seguinte.

1. Criação de campanhas bem direcionadas

Ao criar suas campanhas, certifique-se de segmentar pessoas que visitaram seu site ou se envolveram com sua marca no passado.

É possível fazer isso usando cookies ou outros métodos de rastreamento. Além disso, públicos-alvo personalizados permitem segmentar grupos específicos de pessoas com seus anúncios.

Por exemplo, pode-se criar um público personalizado para pessoas que visitaram um site, mas não fizeram uma compra.

2. Usando pixels de redirecionamento

Os pixels de redirecionamento são pequenos pedaços de código que você pode colocar em seu site. Esses pixels permitem que você rastreie os visitantes e exiba anúncios relevantes para públicos semelhantes.

Públicos semelhantes são grupos de pessoas que compartilham características semelhantes aos seus clientes existentes.Esses públicos podem ser criados usando dados de sua lista de clientes ou visitantes do site.

3. Utilizando anúncios de mídia social

Plataformas de mídia social como Facebook e Instagram oferecem sua própria forma de remarketing e podem ser anunciadas em simultâneo.

Essas plataformas permitem direcionar anúncios para pessoas que se envolveram com sua marca em suas plataformas ou que compartilham interesses semelhantes.

4. Usando e-mail marketing

O marketing por e-mail pode ser usado para fins de remarketing, enviando e-mails direcionados a indivíduos que se envolveram com sua marca no passado.

Esses e-mails podem incluir ofertas especiais, cupons ou outros incentivos para incentivar a conversão e ajudam o lead a tomar a decisão de compra.

Considerações finais

O remarketing já vem sendo muito utilizado e é natural que cada vez mais empresas busquem utilizar essa estratégia em seus negócios.

Portanto, é fundamental que os empresários que desejam alavancar suas vendas, que usufruem dessa forma de atingir o seu público-alvo, por permitir um alto retorno com um baixo custo de investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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