Qual a importância do storytelling?

 Tecnologia

 

A importância do storytelling para as empresas é comprovada pois, por meio de uma boa história é possível encantar os clientes e os colaboradores. Como já se estuda em faculdades de vendas online, o avanço das comunicações cada vez mais abre espaço para as pessoas que se comunicam efetivamente e conseguem contar sua história de modo persuasivo e instigante.

 

Essa máxima também vale para o mundo dos negócios, onde as marcas com identidade e história consolidada ganham mais espaço e visibilidade. O storytelling, arte de contar histórias consistentes e persuasivas que chamem a atenção, tornou-se uma das ferramentas para propagar ideias, valores e até empreendimentos.

 

O storytelling, por exemplo, é mais um recurso no arsenal do marketing para desenvolver princípios, objetivos e estratégias que convençam o cliente a comprar não só seu produto ou serviço, mas toda a história por trás dele. 

 


Toda a equipe reunida aprendendo o storytelling

 

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Sendo assim, o storytelling é a habilidade de contar histórias usando uma narrativa elaborada, envolvente, e recursos audiovisuais. Além disso, é a técnica que tenta persuadir, ajudar a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta. Dessa forma, é mais um trunfo na hora de sair na frente e consolidar seu empreendimento como referência, utilizando-se das mais novas técnicas da gestão de marketing e comunicação



A importância do storytelling está na transmissão de uma mensagem por meio de um contexto, com o objetivo de convencer e “ganhar” o ouvinte para sua causa, seja ela assinar um abaixo-assinado, contribuir para uma vaquinha ou escolher seu produto na prateleira do mercado. Assim, vê-se que é uma tendência que não se pode ignorar, como já se aprende em cursos de gestão comercial e marketing EAD.

 

É importante ressaltar o espaço que vem ganhando nas relações atuais, tanto pessoais como profissionais e comerciais, e aprender a incorporá-lo no dia-a-dia.  

 

O QUE É E PARA QUE SERVE O STORYTELLING?

 

A arte de contar histórias recentemente tem sido largamente explorada como estratégia de promoção e comunicação. Desde os contos popularmente conhecidos à marcas consolidadas por décadas com valores na ponta da língua de seu público-alvo, o storytelling é a narrativa que predomina nos outdoors e na própria escolha do consumidor, como é estudado em cursos de gestão comercial EAD

 

Storytelling vem do inglês “contar histórias”, e versa sobre a prática de manipular e se utilizar de estratégias para enriquecer e usar a narrativa contada a seu favor. Um exemplo é a utilização do storytelling para projetar a narrativa pessoal de alguém, que deseja transmitir valores assertivos de disciplina, proatividade e adaptabilidade. Ela, portanto, conta sua história de um ponto vantajoso, dando destaque às partes que demonstram esses ideais.

 

Essa prática toma o ouvinte pela mão e o ajuda a chegar a conclusões visadas, como, no caso, de que a pessoa é proativa e disciplinada. Isso pode levá-la a uma promoção no emprego, por exemplo, quando há compatibilidade entre os valores imprimidos na narrativa e os que o ouvinte busca. 

 

Entre os componentes do storytelling, estão:

 

- Comunicação fluída; 

- Estratégia narrativa;

- Destaque dos pontos valorativos;

- Condução do interlocutor pelo seu raciocínio;

- História cativante e persuasiva;

- Objetivos e valores por trás do discurso. 

 

Sendo assim, o uso das emoções é o que mais toca as pessoas. Conte histórias que se aproximam da realidade das pessoas, fale das dificuldades e de soluções. A palavra-chave do storytelling é empatia. Por isso, a estratégia consiste na aproximação do ouvinte, suficiente para fazê-lo se identificar com os sentimentos e circunstâncias presentes na situação. Assim, ele cria empatia com sua pessoa, seu produto ou sua marca, facilitando o processo de fidelização e criação de um vínculo com o cliente. 

 

Tendo apresentado a prática de narrar histórias, vê-se que sua utilidade é vasta, como se estuda na faculdade de vendas e marketing. O storytelling, em termos práticos, pode:

 

1. Criar empatia entre o ouvinte e a história

 

A história que engaja faz o ouvinte se transportar para dentro dela, se identificando, por exemplo, com a trama do personagem principal e seus desafios. Isso pode ser aplicado ao caso de um profissional em uma entrevista de emprego ou em uma reunião na qual precisa vender-seu-peixe.

 

Nela, cabe a ele traçar parâmetros narrativos para promover sua imagem, destacando histórias suas que demonstrem as qualidades necessárias naquela situação. Numa conversa com o diretor de uma empresa de advocacia, por exemplo, o profissional deve mostrar sua agilidade, capacidade de raciocínio aguçada e domínio da argumentação.  Assim, ele pode contar histórias sobre casos que já teve e que demonstram, na prática, essas qualidades. Cria-se, portanto, um elo entre interlocutor e ouvinte, que empatiza com o primeiro. 

 

2. Conscientizar de um problema

 

A história contada pode, por meios lúdicos, indicar a existência de um problema que o ouvinte não sabia que existia até então. Essa ferramenta, como pode ser vista em oficinas de nas melhores faculdades de gestão comercial EAD, é poderosa para mostrar a necessidade de contratar determinado serviço ou consumir determinado produto – a solução para o problema indicado. 

 

3. Convencer sobre determinada proposta

 

Como continuação do ponto anterior, a história conduz o ouvinte pela linha de raciocínio do interlocutor. O contador da história o faz de forma a mostrar argumentos que façam o ouvinte se convencer de sua proposta. A diferença do storytelling é o meio: mais discreto, efetivo e indireto. 

 

Por isso é uma grande estratégia de marketing: é um modo não agressivo ou ostensivo de divulgar e propagar mensagens, mas de incutí-la por trás de uma mensagem. No final, as narrativas das grandes empresas são o que vendem os seus produtos. 

 

4. “Vender” uma imagem

 

Por último, o storytelling pode ser uma ferramenta pessoal de propagar sua trajetória e valores. A chave mora em como sua história é contada, que, com ou sem propósito definido, constrói uma imagem para quem a ouve. Assim, o storytelling dá mais controle sobre a imagem pessoal que é construída na mente de quem te ouve. 

 

COMO FAZER UM BOM STORYTELLING?

 

O storytelling é composto por uma série de técnicas narrativas que envolvem o ouvinte em determinada história. Basicamente, há três principais pilares. O primeiro deles é a técnica narrativa, sendo os meios de contar a história, formas de engatilhar o ouvinte para a ação ou para a emoção.

 

O segundo é a fluidez, podendo ser definida como a linha de raciocínio fluida, que permite ao ouvinte acompanhar e entender o propósito da história com coesão, sem ruídos na comunicação. Por fim, temos o conteúdo da narração, eles são os valores e elementos narrativos por trás da história.

 

Assim, quando há uma estratégia na forma que se conta uma história, na disposição e ordem dos elementos, na escolha de palavras utilizadas e nos destaques feitos ao longo da narrativa, tem-se esses três pilares consolidados para encaminhar um bom storytelling. 

 

A chave da efetividade do storytelling está no efeito que ele exerce sob o cérebro humano. Por meio do processo de acoplamento neural, o conto de uma história envolvente, que transporte o ouvinte para a cena e o faça se identificar com o personagem é transformada pela própria percepção cerebral em experiência pessoal do ouvinte. A história se torna, então, um evento que é registrado, pela sua forte carga emocional, como lembrança, de forma pungente nas memórias. Assim, se consolida uma grande memória emocional que marca o ouvinte. É esse efeito que o faz se convencer, comprar um produto ou contratar alguém. 

 

COMO APLICÁ-LO NO MEIO EMPRESARIAL?

 

O escopo do storytelling, pode ser definido como uma história bem contada que é capaz de emocionar, conscientizar e mudar o comportamento das pessoas. Além disso, ele revela um novo universo a elas. Dessa forma, ele se torna uma estratégia tremenda para vender e propagar a imagem de uma empresa ou negócio. 

 

O storytelling, além de engajar clientes e destacar a marca – consolidando não só sua reputação no comércio, mas sua narrativa e valores no mercado –, ainda traz mais clientes envolvidos pela história por trás do negócio.

 

Essa é a vantagem da ótica de gestão de marketing e vendas.  Sendo assim, ele pode ser empregado por meio de diversas estratégias, como:

 

* Estruturar a história de fundação da marca.

* Contar a história dos líderes e representantes da empresa.

* Contar o cotidiano dos próprios colaboradores que lidam com o negócio.

* Engajar funcionários por meio de comunicações internas.

* Criar treinamentos que promovam a história e valores da marca.

* Estruturar cultura organizacional que promova os ideais e motes da empresa. 

 

Tendo em vista todos os pontos discutidos, fica claro que o storytelling é uma grande estratégia a ser empregada, seja no âmbito pessoal, profissional ou até comercial. A arte de contar histórias influencia e muito no modo que a imagem sobre determinado produto ou serviço é construída na mente do público-alvo. 



Como instruído pela faculdade de vendas, essa técnica, portanto, confere mais controle e mais poder de marketing para influenciar e fidelizar novos clientes e até admiradores. É por meio da narrativa e da identidade de marcas e personalidades famosas que se conquistam fãs e clientes fiéis.

 

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELA EQUIPE DO TOP NEWS TECH, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. Nesse portal você pode saber mais sobre conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

 

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