Por que adotar o Telegram como ferramenta para mensagens?

 Tecnologia

 

No Brasil, muitos de nós adotamos aplicativos de mensagens para as comunicações diárias. Tamanho o uso, um dos maiores impactos vistos quando, no ano passado, houve a falha do WhatsApp, foi justamente em nosso país. Pela necessidade de adesão, é realmente difícil optar por outros aplicativos em substituição total ao WhatsApp, mas existem opções muito boas e que podem servir para a comunicação diária, inclusive em empresas e pequenos grupos, como o Telegram.

 

O Telegram é, em vários aspectos, uma ferramenta muito versátil e apresenta vários diferenciais de produtividade. Vamos conhecer apenas alguns deles ao longo desse post, lembrando que periodicamente são lançadas novas versões e mais recursos.

 

 

Logotipo do aplicativo Telegram
[Logotipo do Telegram. Imagem: vg134420 / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como usar Dropbox e Google Drive juntos?

 

» O perfil é de quem?

 

» Emojipedia

 

CONTA E PRIVACIDADE

 

Uma conta de Telegram é associada a um número de celular, sendo mandados códigos SMS para ativações e reinstalações. Também pode ser ativada a autenticação em duas etapas. A grande diferença do App está no fato de não precisar compartilhar esse número de telefone em chats privados em grupos, bastando compartilhar o contato ou o @nomedeusuario para conseguir falar, o que evita receber ligações de pessoas desconhecidas para seu telefone.

 

Há várias personalizações de uso possíveis, além da visibilidade do número, como marcar ou não o “visto por último”, tema escuro, personalizações de plano de fundo, dentre outras. Também é possível escolher se cada arquivo pode ser salvo em uma pasta escolhida, ou na pasta padrão.

 

ORGANIZAÇÃO DE MENSAGENS

 

A organização de mensagens no Telegram é superior ao WhatsApp, que tem recursos equivalentes apenas na versão comercial, já que a corrente não possui recursos de etiquetas de mensagens, por exemplo.

 

Podem ser utilizados pinos para fixar conversas no topo, ou mensagens específicas dentro de conversas particulares ou em grupo. Tal recurso permite, por exemplo, fixar mensagens que representem demandas de trabalho ou mensagens ainda não respondidas, evitando ruídos na comunicação e pessoas descontentes, ainda mais porque não é possível atender a todo o mundo na hora em que as mensagens são recebidas.

 

Um nível mais macro nas conversas também pode ser adotado com a separação de conversas por pastas. Com esse recurso, é possível diferenciar as conversas pessoais das profissionais, ou as profissionais por temas ou tipos de serviços/consultorias.

 

EDIÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE MENSAGENS

 

As mensagens de Telegram podem ser editadas após o envio, com a marcação dessa condição quanto acontecer. Isso ajuda a evitar mensagens extras somente para corrigir algum detalhe de uma mensagem anterior.

 

Pode-se mandar arquivos diversos e vídeos com até 2 GB nas mensagens. Esses arquivos podem ser mandados em conjunto, individualmente, ou ainda serem atualizados dentro da mensagem, com a substituição por um outro arquivo.

 

As mensagens podem ser deixadas indefinidamente, serem apagadas após uma data programada, ou ainda serem apagadas instantaneamente. Se alguma mensagem realmente não fizer sentido, pode ser apagada sem deixar aviso, o que é interessante quando foi realmente um engano aquele envio.

 

VERSÕES DE APLICATIVO

 

O Telegram está em versões para os principais sistemas operacionais dos celulares, ou seja, Android e iOS. Também há versões nativas de desktop para Windows, macOS e Linux x64. Existe, ainda, uma versão portátil.

 

GRUPOS

 

Exposição de arte Telegrâmica
[View de uma das atualizações do Telegram para grupos e chats individuais. Imagem: Telegram / Reprodução]


 

Os grupos podem ter um incrível número de participantes: duzentos mil. Ainda bem que os grupos de família não são tão densos: já pensou tudo isso em bons-dias?! Saindo da brincadeira, administradores de grupos possuem ferramentas de análise e estatísticas, além de poderem pedir tarefas, testes, aceitação de regras e até doações antes de entrar em um grupo.

 

Até a redação desse post, não eram possíveis ligações em áudio ou vídeo em grupos, apenas individualmente, de áudio. Outras personalizações possíveis estão nos famosos emojis, ou ainda mais de vinte mil stickers animados, além de outros que podem ser instalados (como o pack do Pin, do Ponto, por exemplo).

 

COMO VOCÊ MANDA MENSAGENS EM APPS?

 

A forma que você manda mensagens em apps como WhatsApp, Telegram, Viber e outros mexe como o receptor vai entender sua ideia. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre isso:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como você manda mensagens?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários