Tecnologia
O armazenamento em “nuvem” é uma opção para
manter arquivos mais importantes, ou de um projeto pessoal grande e/ou atual
mais seguros. Para isso, é preciso criar contas em serviços de armazenamento,
aproveitar o espaço gratuito oferecido ou pagar pela assinatura de mais espaço,
pensando no caso de empresas ou pessoas que realmente precisem de tudo isso.
Mas, além da segurança de “uma nuvem”, há
quem prefira ter ainda mais segurança, sincronizando em dois ou mais serviços
ao mesmo tempo. Para isso, sem duplicar os arquivos no computador, é preciso
instalar os programas de sincronização e suas pastas de maneira a fazer
sincronização dupla automática.
[Imagem: IFTTT] |
A mesma regra vale para instalar dois ou
mesmo mais sistemas de compartilhamento. Primeiramente, verifique qual o que
você possui mais espaço disponível. Após, faça o download do aplicativo desse
sistema e o instale normalmente. Se for o Dropbox, a pasta dos arquivos ficará
em:
C:\Users\NomeDoPC\Dropbox
Ou, se for o contrário:
C:\Users\NomeDoPC\Google Drive
Feito isso, faça o download do aplicativo do
outro sistema de nuvem. Inicie a instalação desse aplicativo e, quando surgir a
opção do modo de instalação, busque as configurações personalizadas. Indique
uma subpasta do arquivo de maior espaço de armazenamento, com o nome da de
menor espaço. Seguindo os exemplos acima, temos:
C:\Users\NomeDoPC\Dropbox\Google Drive
Ou, se for o contrário:
C:\Users\NomeDoPC\Google
Drive\Dropbox
A seguir, basta armazenar normalmente os
arquivos dentro de cada uma das pastas. Ao fazer a escolha por sincronizar em
mais de um sistema há os seguintes prós e contras:
>
Caso um aplicativo apresente problemas, o outro poderá sincronizar normalmente,
sem perder todo o trabalho;
> Você ocupa com menos
arquivos um espaço total de armazenamento com o qual poderia guardar mais – por
exemplo: se você tiver 2 GB de arquivos no Dropbox e ele for o serviço com
menor capacidade de armazenamento para você, você estará consumindo 4 GB
(outros 2 GB do Google Drive);
> Caso
um amigo ou colega de trabalho não possua conta em um dos aplicativos de
armazenamento, não precisará criar uma para que você compartilhe algo com ele;
> Seu
acesso à internet pode se tornar mais lento, pois o uso de dados é duplicado:
você precisa sincronizar todas as vezes em dois ou mais sistemas de nuvem;
> Você
passará a contar com sistemas diferentes de recuperação de arquivos, podendo se
beneficiar de mais de um, se existir;
> Não
é possível usar os dois serviços, instalados dessa forma, em mais de um
computador.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!