“Eu não autorizo” e outras facetas do Hoax

Tecnologia


No mês passado, voltou com força uma antiga publicação que indicava que o Facebook se tornaria uma empresa pública e que tornaria públicos os dados de seus usuários, exceto se eles copiassem e colassem (não compartilhassem, simplesmente) o texto, repassando aos demais. Diferentemente de outras vezes, o Facebook contra-atacou, chegando a criar um botão especial e uma página de esclarecimento, como reproduz a figura abaixo: 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/04/EuNaoAutorizo.Hoax.Tecnologia.html
[Imagem: Facebook/Reprodução]



Os perfis do Facebook são públicos e, inclusive, indexados pelo Google. Entretanto, o que é publicado pode ser visível apenas para o usuário, para seus amigos ou tornar-se público mesmo. Por padrão, apenas o nome e fotos de capa e perfil são públicas. Quem é usuário mais atento percebeu que esses detalhes não batem com a publicação, que se trata de mais um claro caso de hoax.

O hoax é um tipo de publicação que lança inverdades, podendo difamar um indivíduo ou instituição, ou até infectar seus dispositivos com vírus. Algumas formas mais comuns são os ganhos para curar pessoas doentes a cada valor fixo de compartilhamentos, fotos íntimas ou mais despojadas de famosos, notícias que nem os grandes portais mencionaram, sete anos de azar para quem não compartilhar, frases de famosos ou escritores e que não são deles, entre outras.

Desconfie e verifique em outras fontes (sites, comentários em postagens, etc.) se certas informações são verdadeiras, antes de espalhar sobre os pombos da Ambev (que são russos, mas tudo bem...). Quando não conhecer um website ou página do Facebook, pense antes de clicar em links, que podem instalar vírus. Maior deve ser a desconfiança se houver um pedido explícito de compartilhamento. Alguns hoaxes são tão antigos que já foram desvendados ou por sites especializados nisso, ou pelo Detetive Virtual do Fantástico. Caso você encontrar um hoax, denuncie às redes sociais e ao Google, para que as devidas medidas sejam tomadas.

Por fim, se você achou útil este post, copie e cole em seu mural do Face... pensando bem, não precisa não! Basta deixar a sua experiência nos comentários e não cair em qualquer hoax por aí!




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários