Algumas dicas para você que usa as redes sociais

Tecnologia 

As redes sociais como o Skype/Windows Live, o Google Mais, o Facebook, o Twitter e tantas outras permitiram um grande avanço na comunicação entre pessoas. A distância deixou de ser um empecilho para quem possui um computador, tablet ou smartphone com acesso à web. Ganhos como a maior gama de possibilidades de resolução de problemas cotidianos que não permitiam reunião física, informações atualizadas como o pão quentinho na padaria da esquina, realização de promoções e contato direto das empresas com o público e boas conversas entre parentes e amigos distantes são apenas algumas das vantagens que as redes trouxeram. Além disso, elas são fonte de entretenimento e confraternização. Mas, mesmo com todas estas vantagens, há alguns pontos que devem ser levados em consideração.

 
Postagens como “acordei”, “dormi sentado” ou “estou com uma vontade de mudar o mundo...” são muito clichês e, às vezes, não faz sentido você encher a página de seus amigos ou seguidores com coisas assim. Compartilhe coisas legais, experiências interessantes, aquilo que você realmente colocaria como a manchete do seu dia. E que, preferencialmente, não seja de cunho íntimo ou sensual.
Outra dica se refere ao Facebook, especificamente. Alguns internautas compartilham mensagens de indignação dizendo que o site não pode usar meus dados, coisa e tal... todavia, primeiro: uma rede social é um ambiente público ou seleto, mas não íntimo enfim; segundo: os sites em geral usam informações para vincular publicidade e divulgar recursos usados por amigos. Quanto à privacidade, é importante que o usuário esteja atento às opções possíveis de restrições e permissões, de acordo com o que julgar necessário.
Quem são os seus amigos nas redes sociais? Você os conhece pessoalmente ou não? Neste caso, escolher entre pessoas que conheço na vida real e que conheci no mundo virtual é uma opção individual. Porém vale o alerta: quando não conhecer alguém pessoalmente, não forneça informações pessoais em mensagens de bate-papo. Veja o amigo apenas virtual como aquela pessoa que você conversou poucas vezes e não pode julgar nada a respeito.
No twitter, busque um ritmo agradável de escrita, para que alguém possa e queira acompanhá-lo e, principalmente, não queira ler tudo o que se divulga. É uma quantidade muito grande de conteúdo, que aumenta instantaneamente, o que vai se tornando cansativo.
Ao usar qualquer rede social, preste atenção no tempo em que esta consome todos os dias, para que não se torne um hábito excessivamente longo, quase uma obrigação. Além disso, procure não acessar as redes sociais quando tiver algum tipo de compromisso ou prazo, pois pode ocorrer aquela vontadezinha... aquela comichão... de olhar o que um amigo postou, se alguém está no bate-papo, gerando descontração no momento.
Por fim, reflita em quais comunidades vai participar, quais páginas vai curtir e se irá compartilhar conteúdo de terceiros. Aquilo que está na sua página de perfil indica muito daquilo que você é ou tenta mostrar ao outros – é a sua vitrine - que cada vez mais é analisado pelas empresas na busca de um profissional que se encaixe em uma determinada vaga de emprego.
Não se pode retroceder e dizer que não se vai participar das redes sociais, pela quantidade de benefícios que estas representam É possível ter perfis em redes e ter um máximo proveito de sua experiência com estas, seguindo estas dicas básicas e curtindo o bom senso. Aproveitando a oportunidade, siga o Blog do Mestre nas redes sociais, usando o menu na barra superior da página, logo abaixo do logo.
 

Veja também: (Tecnologia) Coloque-me no mapa
 

 
>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários