Como usar o Dropbox e o Google Drive juntos?

Tecnologia


O armazenamento em “nuvem” é uma opção para manter arquivos mais importantes, ou de um projeto pessoal grande e/ou atual mais seguros. Para isso, é preciso criar contas em serviços de armazenamento, aproveitar o espaço gratuito oferecido ou pagar pela assinatura de mais espaço, pensando no caso de empresas ou pessoas que realmente precisem de tudo isso.

Mas, além da segurança de “uma nuvem”, há quem prefira ter ainda mais segurança, sincronizando em dois ou mais serviços ao mesmo tempo. Para isso, sem duplicar os arquivos no computador, é preciso instalar os programas de sincronização e suas pastas de maneira a fazer sincronização dupla automática. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/10/DropboxEGoogleDriveJuntos.Tecnologia.html
[Imagem: IFTTT]



A mesma regra vale para instalar dois ou mesmo mais sistemas de compartilhamento. Primeiramente, verifique qual o que você possui mais espaço disponível. Após, faça o download do aplicativo desse sistema e o instale normalmente. Se for o Dropbox, a pasta dos arquivos ficará em:

C:\Users\NomeDoPC\Dropbox

Ou, se for o contrário:

C:\Users\NomeDoPC\Google Drive

Feito isso, faça o download do aplicativo do outro sistema de nuvem. Inicie a instalação desse aplicativo e, quando surgir a opção do modo de instalação, busque as configurações personalizadas. Indique uma subpasta do arquivo de maior espaço de armazenamento, com o nome da de menor espaço. Seguindo os exemplos acima, temos:

C:\Users\NomeDoPC\Dropbox\Google Drive

Ou, se for o contrário:

C:\Users\NomeDoPC\Google Drive\Dropbox

A seguir, basta armazenar normalmente os arquivos dentro de cada uma das pastas. Ao fazer a escolha por sincronizar em mais de um sistema há os seguintes prós e contras:

> Caso um aplicativo apresente problemas, o outro poderá sincronizar normalmente, sem perder todo o trabalho;

> Você ocupa com menos arquivos um espaço total de armazenamento com o qual poderia guardar mais – por exemplo: se você tiver 2 GB de arquivos no Dropbox e ele for o serviço com menor capacidade de armazenamento para você, você estará consumindo 4 GB (outros 2 GB do Google Drive);

> Caso um amigo ou colega de trabalho não possua conta em um dos aplicativos de armazenamento, não precisará criar uma para que você compartilhe algo com ele;
 
> Seu acesso à internet pode se tornar mais lento, pois o uso de dados é duplicado: você precisa sincronizar todas as vezes em dois ou mais sistemas de nuvem;

> Você passará a contar com sistemas diferentes de recuperação de arquivos, podendo se beneficiar de mais de um, se existir;

> Não é possível usar os dois serviços, instalados dessa forma, em mais de um computador.


👉 E ainda mais para você: Não, eu não quis dizer!



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