Curiosidades
As sempre-vivas são várias espécies de flores que possuem um atrativo todo especial. Não, elas não duram para sempre, mas se mantém com um aspecto muito parecido por muitos anos, mesmo depois de "mortas".
[Alguns ramalhetes de sempre-vivas já tingidas. Imagem: Mama Flora / Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
ESPÉCIES DIVERSAS
Existem cerca de mil e duzentas espécies, estando oitocentas delas no Brasil, e algumas em extinção. As mais famosas e presentes na flora nacional, segundo reportagem da revista Galileu, são a Rhynchospora preciosa, Syngonanthus nitens e Gynerium sagittatum.
USOS EM DECORAÇÃO E ENFEITES
Para haver o uso em decoração, é necessário ver como a sempre-viva fica depois do corte. Algumas mantêm a cor, outras são tingidas, ou são usadas em coloração marrom mesmo.
As espécies de pequeno porte, com cerca de 3 a 5 mm de diâmetro de flor, são usadas em arranjos de artesanato com palha de milho, como em bonecas de palha. É comum conhecer as sempre-vivas, por isso, como flores-de-palha.
Outro uso bem comum é como enfeite de cactos, encravadas, como se fossem flores deles. Há, ainda, a possibilidade de uso em arranjos com flores de diversos tamanhos, ou como elemento decorativo em maquetes e dioramas.
PARQUE NACIONAL DEDICADO A ELAS
Em Buenópolis, Minas Gerais, há uma unidade de conservação chamada "Parque Nacional das Sempre-Vivas". Esse parque foi criado em dezembro de 2002, ou seja, há vinte anos, e é fruto do reconhecimento da importância à cultura local que existe no manejo dessas flores.
Fica na região da Serra do Espinhaço, com uma área de 124.000 ha. Além de preservar as sempre-vivas, é um recanto para cuidar de várias espécies de fauna e flora do cerrado.
O ENCANTO DAS ROSAS AMARELAS
Rosas brancas e vermelhas são famosas, e têm significados bem conhecidos, de amor, amizade e paixão, mas e as amarelas? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre as rosas amarelas:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 O encanto das rosas amarelas
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!