A Crítica Gastronômica no Brasil

Alimentos

 

A gastronomia, enquanto profissão, vem ganhando cada vez mais notoriedade e espaço no Brasil e no mundo, e com esse aumento de visibilidade, surgem também os jornalistas gastronômicos, podendo ser chamados de críticos gastronômicos. Eles existem há bastante tempo, mas sua participação cresce junto com a gastronomia.

 

 

Mesa posta no restaurante
[Restaurante. Imagem: werner moser  / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Pode conter traços de...

 

» Por que preferir feira do produtor?

 

» Criando uma cidade saudável com hortas comunitárias

 

 

No âmbito da mídia brasileira, a gastronomia, como termo público, aparece com mais notoriedade em revista e jornais, onde há editorias especializadas na área. Dentre os veículos mais conhecidos que possuem espaço para o jornalismo de gastronomia, pode-se citar: Veja, Estadão, Folha de S. Paulo e Valor Econômico.

 

Dentre os críticos gastronômicos conhecidos do grande público, que consome notícias do mundo culinário, temos Arnaldo Lourençato, da Veja São Paulo, Luís Américo, do Estadão e Ailin Aleixo, do portal Gastrolândia e Vai se Food.

 

De dez anos para cá, houve um “boom” de blogs e portais de gastronomia, onde muitos blogueiros, que não são da área de comunicação, nem da gastronomia, visitam restaurantes e eventos e emitem suas opiniões para o público em geral. Nisso está uma grande questão, é que acima de tudo são formadores de opiniões, que vão, diretamente ou indiretamente, influenciar na decisão de um leitor(a), terceirizando a escolha de um restaurante ou estabelecimento, pois uma opinião é formada baseada em experiência pessoal.

 

Portanto, seria mais coerente o jornalismo gastronômico ser exercido apenas por jornalistas e não por blogueiros que queiram colocar uma opinião acerca de um prato ou de um ambiente como verdade absoluta, tendo mais responsabilidade para com o público que consome.

 

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR JOÃO PEDRO BORTOTI DALEFFE, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre, para expressão de sua posição acerca de crítica gastronômica. João Pedro é autor do blog Bom de Garfo, portal onde você pode saber mais sobre alimentos, restaurantes, eventos, receitas e crítica especializada em gastronomia.

 

COMO FUNCIONA UM COOKTOP DE INDUÇÃO?

 

O cooktop de indução funciona de forma diferente dos demais fogões que você conhece. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende como que ele pode ser usado para fazer a sua receita:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Cooktop de indução: como funciona?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários