Alimentos
A gastronomia, enquanto profissão, vem ganhando cada vez mais notoriedade e espaço no Brasil e no mundo, e com esse aumento de visibilidade, surgem também os jornalistas gastronômicos, podendo ser chamados de críticos gastronômicos. Eles existem há bastante tempo, mas sua participação cresce junto com a gastronomia.
[Restaurante. Imagem: werner moser / Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Por que preferir feira do produtor?
» Criando uma cidade saudável com hortas comunitárias
No âmbito da mídia brasileira, a gastronomia, como termo público, aparece com mais notoriedade em revista e jornais, onde há editorias especializadas na área. Dentre os veículos mais conhecidos que possuem espaço para o jornalismo de gastronomia, pode-se citar: Veja, Estadão, Folha de S. Paulo e Valor Econômico.
Dentre os críticos gastronômicos conhecidos do grande público, que consome notícias do mundo culinário, temos Arnaldo Lourençato, da Veja São Paulo, Luís Américo, do Estadão e Ailin Aleixo, do portal Gastrolândia e Vai se Food.
De dez anos para cá, houve um “boom” de blogs e portais de gastronomia, onde muitos blogueiros, que não são da área de comunicação, nem da gastronomia, visitam restaurantes e eventos e emitem suas opiniões para o público em geral. Nisso está uma grande questão, é que acima de tudo são formadores de opiniões, que vão, diretamente ou indiretamente, influenciar na decisão de um leitor(a), terceirizando a escolha de um restaurante ou estabelecimento, pois uma opinião é formada baseada em experiência pessoal.
Portanto, seria mais coerente o jornalismo gastronômico ser exercido apenas por jornalistas e não por blogueiros que queiram colocar uma opinião acerca de um prato ou de um ambiente como verdade absoluta, tendo mais responsabilidade para com o público que consome.
ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR JOÃO PEDRO BORTOTI DALEFFE, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre, para expressão de sua posição acerca de crítica gastronômica. João Pedro é autor do blog Bom de Garfo, portal onde você pode saber mais sobre alimentos, restaurantes, eventos, receitas e crítica especializada em gastronomia.
COMO FUNCIONA UM COOKTOP DE INDUÇÃO?
O cooktop de indução funciona de forma diferente dos demais fogões que você conhece. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende como que ele pode ser usado para fazer a sua receita:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Cooktop de indução: como funciona?
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!