Você sabe o que é a alopecia?

 Ciência & Saúde

 

Alopecia é uma doença que afeta homens e mulheres e consiste na perda de cabelo ou pelos fora do normal. Vamos saber mais sobre essa doença?

 


O casal Will Smith e Jada Smith
[Will e Jada no Óscar 2022. Imagem: Disney+ / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Água ajuda os cabelos?

 

» O símbolo das barbearias

 

» Ficar peludo ou se depilar?

 

COMO É A ALOPECIA? QUAIS OS SINAIS?

 

A alopecia consiste na perda de pelos em qualquer parte do corpo e em velocidade mais elevada do que o comum. Acontece muito com os cabelos, também conhecida nesse caso como calvície. Há um afinamento dos fios, até que chega um ponto em que eles param de crescer. Há alguns sinais como pontos falhos que surgem na cabeça, aumento da linha de divisão de cabelos (em mulheres ou em homens com cabelo grande), fios soltos em quantidade anormal ao tomar banho ou se pentear.

 

Existe um nível normal para a perda de cabelo, e algumas doenças causam queda anormal também. É preciso haver sinais e depois procurar um diagnóstico médico.

 

O crescimento convencional do cabelo ocorre em três fases, sendo a primeira a anágena (cabelos em crescimento, em períodos de dois a oito anos), depois a catágena (encolhimento de folículos) e por fim a telógena (em dois a quatro meses, até a queda). Vamos sempre desenvolvendo cabelos e perdendo, e na alopecia a forma com que isso acontece é desequilibrada.

 

QUAIS AS CAUSAS?

 

Há várias causas possíveis. Algumas delas são: submeter o cabelo à tração elevada, tratamento para câncer, aquecimento elevado no banho, má alimentação, aspectos hormonais, genéticos e de envelhecimento.

 

TIPOS DE ALOPECIA

 

Há alguns tipos de alopecia:

 

- Areata: há inflamação nos folículos capilares, causando a queda.

- Difusa: há uma mudança no ritmo de crescimento dos fios, que fica mais lento.

- Frontal fibrosante: acontece principalmente na região do rosto, "aumentando" a testa.

- Senil: pelo avançar da idade, após os cinquenta anos. Apesar de que ainda haja muitos anos de vida, atinge mulheres nas mudanças hormonais na menopausa.

- Universal: não apenas todos os cabelos, mas pelos, sobrancelhas e até na região genital... há a perda de tudo.

 

ALOPECIA E AUTOESTIMA

 

Homens e mulheres sentem bastante a alopecia. No caso dos homens, a perda de cabelo é associada ao avanço da idade ou perda da atratividade frente às mulheres... se fosse assim, carecas não casariam nem namorariam ninguém.

 

No caso das mulheres, há outros fatores envolvidos. O cabelo é personalidade, é feminilidade, então é bem difícil encarar sua perda e se desvencilhar desses significados, para viver melhor.

 

O QUE FAZER PARA EVITAR?

 

Há alguns cuidados que podem ajudar a evitar a alopecia. Um cuidado bem importante é cuidar em casos de caspa e lavar o cabelo com frequência, o que o deixa mais saudável. Temperaturas mais elevadas maltratam o cabelo, seja em chapinha, secador ou mesmo na água do banho.

 

Existem produtos para fortalecimento de cabelos que podem ajudar. Boa alimentação e hábitos saudáveis, para variar, ajudam a evitar alopecia também.

 

COM QUAL MÉDICO SE TRATAR?

 

O dermatologista é o profissional que, além de tratar da pele, também vai ser responsável por indicar os tratamentos necessários à cura da alopecia, segundo a Rede D'Or São Luiz. Já a farmacêutica Pfizer cita também o especialista em cabelos, chamado de tricologista. Podem ser prescritos produtos dermatológicos, suplementos alimentares ou alguns medicamentos de uso oral.

 

ESSA DOENÇA TEM CURA?

 

Na maioria dos casos, há, mas não em todos. Ainda segundo a Rede D'Or, não possuem cura os casos de alopecia areata, e segundo a Pfizer, em casos genéticos.

 

ALOPECIA GANHOU O ÓSCAR

 

O Óscar é a maior festa do cinema, sempre com muito glamour e foco nos premiados. Em 2022, foi um pouco diferente: Chris Rock fez uma piada sobre a esposa de Will Smith, Jada Smith, que tem alopecia e já não possui mais seus cabelos. Will não recebeu bem a piada e deu um tapão no colega ator. Após o episódio, Smith se desfiliou da academia do Óscar, e ficou a discussão sobre o mau gosto da piada.

 

UNHAS E SAÚDE

 

Assim como o cabelo dá sinais da nossa saúde, as unhas fazem o mesmo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, vamos saber mais sobre esse assunto:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Vendo a saúde pelas unhas

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários