Após a última campanha publicitária da P
& G, com sua marca Gillette, que foi estrelada pelas gêmeas Bia e Branca e
por Sabrina Sato, a empresa tornou-se alvo do Conselho Nacional de Autorregulamentação
Publicitária, após queixas de preconceito no conteúdo desta. Abriu-se processo
no CONAR para avaliação de denúncias, inclusive a tachação dos peludos
como nojentos e a imposição de um padrão estético. Na página da notícia no
portal de notícias G1, diferentes opiniões compuseram os comentários: algumas
favoráveis, outras contrárias, e também poucas muito bem humoradas:
“Mas
homem peludo é o fim mesmo...”
“Além disso, se raspar depois não cresce macio
como é. O peito vai ficar espetando que nem barba. Horrível!”
“Ninguém
gosta de comer cabelo... Apoio a campanha!”
“Tenho
pelos porque sou mamífero. Esta bobagem de body não sei o que lá é pra
franguinho que não tem pelo nenhum, mas que vai crescer. É mais uma forma de
vender para aqueles que influenciam.”
“Tony
Ramos foi o 1º a reclamar.”
Mas, apesar das opiniões pró e contra e o
bafafá da campanha, a escolha do visual depende das impressões que o homem
deseja causar aos outros e, principalmente, do gosto da parceira. Esta escolha
é um direito de cada um, na qual uma propaganda não deve ser tomada como base.
Quanto ao rosto, se este for barbeado,
surge uma impressão maior de jovialidade e descontração. Depilar outras regiões
pode ajudar a demarcar mais traços do corpo, além de evitar desconfortos para
quem possua poucos pelos. Tatuagens, se forem usadas, ficam mais nítidas na
pele lisa. Por fim, algumas mulheres acreditam que a depilação masculina indica
mais um passo na igualdade dos sexos! Já um rosto com barba demonstra atitude
mais séria, força e experiência. A manutenção dos pelos do peito mantém um
aspecto mais natural, para um homem que busca menos intervenções estéticas, até
mesmo por praticidade, pois a depilação é um caminho sem volta, pelo conhecido
crescimento acelerado dos pelos, que também ficam mais pontudos ao crescer
novamente.
Quem escolhe acabar com barba e pelos,
deve ter a consciência de que este é um cuidado permanente. Sem o uso de
produtos especiais, como o organismo reage ao corte como uma agressão, pode
ocorrer muita coceira, bem como a inflamação dos folículos pilosos, a
foliculite, que dá ao indivíduo um aspecto de machucado, reduzindo a ideia de
jovialidade procurada. Loções pós-barba e produtos pós-depilação são
fundamentais.
Já para quem deseja se manter “peludo”, é
importante manter a ordem nos pelos. O que pode observar pelos comentários da
notícia que as mulheres favoráveis não buscavam o ‘homem das cavernas’ da outra
campanha da mesma marca, mas um sujeito bem asseado, com a barba feita, mesmo
que levemente crescida. Bigodes grandes estão definitivamente fora de moda, mas
ainda são usados por alguns homens. O mesmo vale para muitos pelos, onde as
mulheres definem que há um limite entre o normal e o exagero, que deve ser
eliminado.
O mais importante é sentir-se bem com a
aparência, e agradar a quem se gosta, seja peludo ou depilado. Um rosto mais
limpo traz mais vivacidade, mas também ‘Cara de ontem’ só tira jogador de
treino do time da Gilette.
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