A carbofobia, ou a aversão ao carboidrato

 Ciência & Saúde

 

As dietas da moda passaram a atacar cada vez mais e mais os carboidratos. Falar em low carb, cetogênico, paleolítico e outros tipos de dieta se tornou sinônimo de emagrecimento, mas será que faz sentido? É sobre isso que vamos falar, explicando a você o que é carbofobia!

 

 

Alguns dos mais famosos alimentos cortados na carbofobia...
[Alguns alimentos com “cara” de carboidrato. Imagem: congerdesign / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Cara de chocolate, gosto de chocolate, mas é alfarroba!

 

» Algumas delícias das festas juninas

 

» Há benefícios em produtos sem lactose?

 

A CARBOFOBIA

 

Diante das dietas da moda, surge um novo problema alimentar, a carbofobia, que é um medo exagerado e um corte excessivo, eliminando praticamente todos os carboidratos da refeição. As principais alegações para isso são um possível emagrecimento ou que são comidas ruins, que não são verdades absolutas ou para serem seguidas com tanto afinco assim.

 

O QUE SÃO CARBOIDRATOS?

 

Carboidratos são moléculas que ingerimos dos alimentos e usamos para a síntese de substâncias em nossas células (como proteínas), fornecem energia a todo o corpo, principalmente o cérebro. Elas também possuem a capacidade de reter água e regular o fluxo intestinal, que é onde a digestão termina.

 

O QUE O CORPO FAZ PARA OBTER ENERGIA?

 

Quando o corpo não tem carboidratos para obter energia, ele precisa usar outras formas, como gastar gordura ou, em um caso pior, gastar massa magra, consumindo até proteínas. Como não é um processo muito fácil, o corpo dá sinais de que algo não vai bem, e quem tinha a ideia de ganhar músculos e ficar com o corpo definido, pode ficar frustrado.

 

É IMPORTANTE NÃO CONFUNDIR NUTRIENTES COM ALIMENTOS

 

Um nutriente, seja ele gordura, proteína ou mesmo carboidrato, nunca é 100 % de um alimento. Mesmo comidas absolutamente naturais, como frutas ou carne assada, possuem vários elementos. A carne possui proteínas e gorduras, o feijão possui carboidratos e alguns aminoácidos essenciais, massas e pães feitos com farinha integral possuem fibras também.

 

Eliminar certos tipos de alimentos faz com que se perda todos os nutrientes que poderiam vir. A abstinência não faz só perder massa corporal, mas perder vida social, prazer, o bom humor...

 

COMO COMER MELHOR, MESMO COM CARBOIDRATOS

 

Há problemas inflamatórios que podem acontecer com excesso de carboidratos, além de doenças para pessoas que não podem ingerir glúten, ou ainda pessoas diabéticas. Esses pontos devem ser pensados ao elaborar uma dieta, para pesar os nutrientes. Um(a) nutricionista será a pessoa certa para fazer um acompanhamento e ajudar no ajuste de quanto de gorduras, proteínas e carboidratos devem estar na dieta.

 

De dica básica, o foco deve ser em não criar neuras sob a comida e escolher quais carboidratos comer, como em algumas frutas e cereais integrais. Com essas escolhas, a alimentação vai bem e a saúde também, de verdade.

 

AS RESTRIÇÕES ALIMENTARES EM GERAL

 

Aqui falamos de forma mais específica sobre restrições aos carboidratos, mas isso pode acontecer com outros tipos de alimentos. Você pode saber mais sobre o tema no post sugerido, que você acessa logo abaixo 👇🏻:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Restrições alimentares por opção são uma boa escolha?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários