Cara de chocolate, gosto de chocolate... mas é Alfarroba!

Alimentos


A alfarroba é uma vagem que já teve diferentes usos culinários há muito tempo: por volta de cinco mil anos. Existem grandes vantagens no consumo de chocolates de alfarroba, por eles não conterem lactose, glúten e açúcar; abrindo o mundo do chocolate para as pessoas que são intolerantes a algum destes componentes.

 
Legume e grãos
[Imagem: Bolsa de mulher]

» Milho

      A alfarrobeira é uma árvore nativa do Mediterrâneo, cuja alfarroba por ela produzida é torrada e moída, sendo usada em substituição ao cacau. Essa substituição gera um ganho por conta de não haver a lactose, por exemplo, mas quando se usa alfarroba como substituta do cacau, ela possui as demais características como valor calórico, teores de gordura e fibras, semelhantes às do cacau. Na forma de farinha, por exemplo, seu valor nutricional é maior.

A série de vantagens e desvantagens não para por aí: se por um lado a alfarroba não possui estimulantes como cafeína e teobromina, presentes no cacau, ela possui um teor alto de taninos, que dificultam a absorção de proteínas. Como legume, possui a mesma quantidade de niacina do feijão ou da ervilha, que traz bons efeitos para a pele, além das vitaminas A e B1 (veja todos os benefícios lendo o post sobre vitaminas). Estudos científicos mostraram que a alfarroba possui um elevado potencial antioxidante, comparável ao do azeite e superior ao do vinho, devido aos polifenóis, o que levaria a crer que a alfarroba pode ser útil no combate aos radicais livres e doenças crônico-degenerativas.

Em termos de sabor, a alfarroba deixa um gosto de queimadinho na boca. Em preparos culinários (como bolos), a alfarroba promete dar consistência mais fofa. Porém não faz sentido trocar um tipo de chocolate por outro se não houver restrição alimentar. O que pode acontecer com o tempo é que o chocolate com alfarroba cresça no mercado ou mesmo se produza alguma versão mista, a fim de se ter parte dos benefícios de um de outro tipo. A alfarroba é naturalmente adocicada, mas há alguns fabricantes de chocolates que comercializam essa forma de chocolate, portanto é preciso conferir no rótulo antes de comprar.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários