Por que um condomínio precisa de plano de reforma?

Variedades

 

Um condomínio é uma moradia onde vários proprietários possuem suas cotas, com direito a um espaço privativo (sua casa, vaga de garagem e hobby box) e espaços comuns (corredores, jardins, salões de festas, piscina e fachada). Dentro de cada unidade (residência) o morador é responsável pelo cuidado, fazendo reformas nos sistemas prediais (pintura, instalações elétricas e hidrossanitárias), dentre outras. No que se refere aos elementos comuns, a reforma passa a ser uma responsabilidade igualmente coletiva, e é nesse ponto que entra o plano de reforma condominial.

 

 

Um condomínio residencial multifamiliar na cidade
[Condomínio residencial. Imagem: wal_172619 / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» As reuniões de condomínio e a participação cidadã

 

» Em que cidade fazer escritura e registro de imóvel?

 

» Os condomínios com aeródromos

 

OS RITOS NO CONDOMÍNIO

 

Toda decisão condominial é guiada por síndicos e votada em assembleia. Nessas assembleias, quando se visualiza a necessidade de reformas como pinturas, ou outros problemas como mofo e infiltrações, deve-se deliberar pela contratação de profissional habilitado e com conhecimento técnico em patologia das edificações. Eventualmente, são constituídas comissões internas para deliberar sobre a reforma e trabalhar em conjunto com o profissional no desenvolvimento de seu trabalho, quando pertinente.

 

Segundo o Engenheiro João Paulo Abreu, Me., o plano de reforma é um documento onde são descritas todas as reformas previstas, com suas técnicas de construção e especificações de materiais, de modo a promover a reforma prevista e realizar a correção de manifestações patológicas, como mofo, bolhas, fissuras e corrosão, dentre outras. O plano pode conter, ainda, elementos adicionais para a prevenção de patologias na edificação, visando maior durabilidade dos sistemas construtivos; ou dirimir dúvidas sobre responsabilidade sobre danos entre condôminos e condomínios, no caso de surgimento de manifestações patológicas nas unidades ou na área comum.

 

Ainda segundo o Engenheiro, outra grande vantagem do plano de reforma é resguardar a todos. O condomínio passa a ter uma reforma bem especificada e detalhada, sabendo quais as suas demandas atuais de reforma, e as empresas contatadas para execução podem elaborar seus orçamentos com menor necessidade de tempo, pois não precisam levantar serviços para orçar. Como cada empresa pode chegar a conclusões diferentes quando elabora orçamentos sem plano de reforma, a existência desse plano melhora o poder de decisão.

 

A ELABORAÇÃO DO PLANO DE REFORMA

 

Na elaboração do plano de reforma, o profissional irá vistoriar o condomínio, coletando informações por meio de inspeção visual. Outros recursos podem ser necessários, a depender das demandas, como fotografia por drone, ensaios com fenolftaleína, termografia, teste de percussão, dentre outros.

 

A disponibilidade de projetos da edificação, em papel ou via digital, auxilia muito no desenvolvimento dos trabalhos. Como algumas instalações são embutidas, ou nem todos os pontos podem ser acessados, os projetos são material rico de consulta.

 

Coletados os dados, o profissional irá elaborar o documento, eventualmente com versões parciais a(o) síndica(a) e comissão de obras (se houver). Também irá emitir responsabilidade técnica (ART, RRT) do trabalho. Pode haver a necessidade de apresentação em assembleia, na conclusão.

 

REFORMAS DENTRO DAS UNIDADES

 

Uma reforma dentro de apartamento também exige um plano de reforma, porém em tamanho reduzido, para contemplar as alterações. A elaboração do documento é importante porque uma alteração em unidade habitacional pode mexer com o prédio todo, e nem sempre é viável tecnicamente.

 

É preciso existir esse projeto para que a reforma tenha garantias quanto aos seus impactos gerados e serviços a serem realizados. Essa é uma responsabilidade que não deve ser do executor, que deve se preocupar, depois de receber o plano de reforma, em fazer seu trabalho com esforço e dedicação.

 

CONDOMÍNIOS MAIS NOVOS

 

Condomínios mais novos já possuem manual de uso, operação e manutenção. Esse manual traz os procedimentos técnicos de manutenção ao passar dos anos, como uma cláusula de garantia dos prédios, como temos de outros produtos no mercado.

 

Com um plano de reforma, alguns sistemas prediais podem mudar, e isso pode afetar os procedimentos de manutenção. Quando isso ocorre, deve haver, em paralelo, a alteração de manual.

 

QUANDO O CONDOMÍNIO NASCE

 

Há uma série de procedimentos legais para que um condomínio surja. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende como é o começo disso tudo, a incorporação:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que é uma incorporação?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários