Você sabe o que a Etologia estuda?

 Animais

 

A Etologia é uma importante ciência que estuda os animais, e que chegou a inspirar outras ciências humanas, como a Psicologia. Vamos saber mais sobre ela?

 


Pura curiosidade, ou será que a Etologia explica de forma diferente?
[Por que será que a ovelha está curiosa? Imagem: Skitterphoto / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os pandas ensinam a simplicidade da vida

 

» Conheça o animal mais feliz do mundo

 

» As lesmas são caracóis divorciados?

 

O QUE A ETOLOGIA ESTUDA?

 

A palavra Etologia vem do grego "Ethos", que significa comportamento. A Etologia estuda o comportamento dos animais, padrões e respostas a estímulos de outros animais de mesma espécie ou diferentes. É uma ciência super importante, com registros de análises sobre o que animais faziam desde os tempos dos filósofos gregos (séc. IV a.C).

 

ONDE SÃO FEITOS OS ESTUDOS ETOLÓGICOS?

 

Um estudo etológico é feito, na maioria das vezes, em ambiente natural. Usar um ambiente confinado ou zoológicos para estudos pode interferir nos resultados, assim como o próprio pesquisador, a depender de suas atitudes, pode interferir. Assim, a particularidade do estudo etológico é que o pesquisador é que leva seu estudo para o campo, e não o contrário, como nos estudos onde amostras e dados vão para serem analisados no laboratório. Câmeras, observações à distância e outros recursos podem ser úteis aos estudos etológicos.

 

QUEM ESTUDA ETOLOGIA NO BRASIL?

 

Há estudos de Etologia nas universidades, que são os grandes pólos de pesquisa no Brasil. Também há uma entidade máxima dedicada a essa área de conhecimento, a Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), criada em 1992.

 

Os Encontros Nacionais de Etologia começaram a acontecer antes de a SBEt ser criada, em 1983. Atualmente, a edição anual do evento é de responsabilidade da entidade.

 

POR QUE É IMPORTANTE CONHECER O COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS?

 

Conhecer o comportamento animal ajuda em várias frentes:

 

- Manejo dos animais no setor produtivo.

- Evitar acidentes diante de situações inesperadas no meio natural.

- Gerar conhecimentos sobre como os animais vivem e interagem no meio ambiente, buscam alimentos, defendem-se ou propõem o ataque, e sinais que funcionam como gatilhos para ações rápidas.

 

A Psicologia se apoiou em conhecimentos da Etologia para seu desenvolvimento. Somos seres racionais, mas, somos animais também, principalmente quando temos muitas decisões e pouco tempo para tomá-las. Claro que há discussões sobre a irracionalidade do que se chama de instinto, afinal os animais na natureza, diferentemente de nós, podem ficar no limiar da vida e morte se tomarem decisões erradas ou demoradas.

 

FALANDO EM COMPORTAMENTO ANIMAL...

 

A camuflagem é um elemento fundamental na sobrevivência de espécies. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você conhece três animais que são mestres nessa técnica:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Os mestres-da-camuflagem: bicho-folha, bicho-folha-seca e bicho-pau

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários