Veja por que o empreendedorismo deveria ser matéria escolar básica

Variedades

 

O empreendedorismo é uma das principais forças motrizes da economia global. Em todo o mundo, os empreendedores estão inovando e criando novos negócios, que geram empregos e renda. No entanto, a maioria das pessoas não nasce empreendedora. A boa notícia é que o empreendedorismo pode ser ensinado e aprendido.

 

Por isso, o empreendedorismo deveria ser matéria escolar básica. Ensinar os jovens a pensar de forma inovadora e criativa, a identificar oportunidades de negócio e a desenvolver um plano de negócios são habilidades fundamentais para o sucesso na vida. Neste artigo, veremos por que o empreendedorismo deveria ser matéria escolar básica e quais as vantagens que isso traria para os alunos, para as escolas e para a sociedade como um todo.

 

 

Empreendedorismo sendo ensinado.
[Lidando com muitas variáveis. Imagem: TheDigitalWay / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Freelancer x empregado

 

» Como estabelecer uma comunicação assertiva?

 

» O que faz um publicitário?

 

O EMPREENDEDORISMO DEVERIA SER MATÉRIA ESCOLAR BÁSICA PORQUE…

 

O empreendedorismo deveria ser matéria escolar básica porque, quando os jovens aprendem a ter iniciativa e a buscar soluções para problemas, estão se preparando para o futuro. Além disso, o empreendedorismo é uma ótima forma de estimular a criatividade e a inovação.

 

Muitas pessoas têm medo de inovar porque acham que isso significa arriscar tudo o que já conquistaram, mas na verdade, inovar é simplesmente mudar algumas coisas para tentar obter melhores resultados. Por isso, se você está pensando em abrir um negócio próprio, saiba que está no caminho certo!

 

01 - Trabalhar para si mesmo é uma grande liberdade

 

Trabalhar para si mesmo é uma grande liberdade. Não é preciso seguir as ordens de ninguém, nem ter horários rígidos. Você pode organizar o seu tempo da forma que achar melhor e trabalhar nos horários em que estiver mais produtivo.

 

Além disso, você define os próprios objetivos e metas e tem total autonomia para alcançá-los. Trabalhar por conta própria é sinônimo de flexibilidade, independência e liberdade.

 

02 - Ensina crianças a tomar decisões importantes com o futuro em mente

 

Ao proporcionar a elas uma educação que as oriente sobre escolhas e responsabilidades, você está ajudando-as a construir um futuro melhor. Quanto mais cedo as crianças aprenderem a lidar com problemas e tomarem decisões inteligentes, melhor será o resultado.

 

Além disso, é fundamental que elas saibam que você está sempre disposto a ajudá-las, mesmo quando não estiver por perto. Essa é uma ótima forma de construir relacionamentos fortes e duradouros.

 

03 - Elas aprendem a lidar com o dinheiro de uma forma saudável

 

A educação financeira é um assunto importante e de grande impacto na vida de qualquer pessoa. Quando se trata de crianças, essa educação é ainda mais relevante, já que elas ainda estão no processo de aprendizado e formação de personalidade.

 

É preciso ensinar às crianças a lidar com o dinheiro de forma saudável, para que elas cresçam com uma boa noção do que é preciso para ter uma vida financeira tranquila. Veja algumas dicas para essa educação:

 

*  Ensine as crianças a separar as despesas em categorias: necessidades, luxo e investimentos. Isso ajudará a estabelecer parâmetros para avaliar os gastos e tomar decisões.

* Mostre para as crianças que é importante poupar dinheiro, mesmo em tempos de crise. Explique que poupando é possível ter uma reserva de emergência para momentos de dificuldade e que, no longo prazo, isso ajudará a ter uma vida financeiramente mais confortável.

* Ensine as crianças a diversificar os investimentos. Mostre que é importante ter dinheiro em poupança, mas que aplicar em imóveis, ações e outros investimentos pode ser ainda mais lucrativo.

* Deixe as crianças experimentarem as compras por conta própria. Isso ajudará a desenvolver uma noção dos gastos que são necessários e dos gastos que podem ser evitados.

* Encoraje as crianças a dar um bom uso ao dinheiro que ganham. Ensine-as a investir em cursos e outras atividades educacionais, comprar presentes para os amigos e familiares ou simplesmente guardar o dinheiro para o futuro.

 

Como você pode ver, a educação financeira é essencial para o desenvolvimento das crianças. Seguindo essas dicas, é possível garantir que elas cresçam com uma boa noção do que é preciso para ter uma vida financeiramente saudável.

 

04 - Desenvolvemos um mindset empreendedor

 

A educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de um país. Saber ensinar as crianças a desenvolverem um mindset empreendedor é essencial para transformar o Brasil em uma nação desenvolvida. Para discutirmos esse assunto, é preciso compreender o que ele significa. Segundo Drucker (2005), mindset empreendedor é "a crença de que é possível criar algo novo, quebrar paradigmas, fazer a diferença", ou seja, é acreditar que é possível fazer acontecer.

 

A criança que desenvolve esse mindset está sempre à procura de oportunidades para buscar soluções inovadoras e criativas para os problemas. É ela que não desiste diante das dificuldades e acredita que é possível alcançar os objetivos.

 

Para desenvolver esse mindset nas crianças, é importante que os pais e os professores estimulem a criatividade e a iniciativa. É preciso incentivá-las a buscarem soluções para os problemas e a desenvolverem novas ideias. Além disso, é importante que as crianças sejam orientadas para que tomem decisões inteligentes.

 

Elas devem aprender a analisar as consequências de seus atos e tomar decisões a partir dessas análises. É também fundamental que as crianças aprendam a lidar com as frustrações e os fracassos, pois é a partir desses momentos que elas aprendem a se reerguer e a buscar novas soluções.

 

Outro ponto importante é a importância de incentivar as crianças a tomarem riscos. Elas devem entender que é necessário correr riscos para alcançar o sucesso. Por último, é importante que as crianças aprendam a lidar com a cobrança, pois é preciso ter dedicação e persistência para alcançar os objetivos.

 

05 – Tornamo-nos mais criativos se aprendermos a empreender desde crianças

 

Aprender a tomar iniciativa, buscar soluções para problemas e ser proativo é essencial para ter sucesso na vida. Por isso, é importante estimular a criatividade e o espírito empreendedor nas crianças, incentivando-as a inovar e a explorar novas possibilidades.

 

Se elas aprenderem a lidar com as dificuldades desde cedo, estarão mais preparadas para enfrentar os desafios da vida adulta.

 

06 - Aprendemos a lidar com o fracasso

 

Aprendemos a lidar com o fracasso se ensinado sobre empreendedorismo nas escolas. É por isso que é tão importante incluir esse assunto nos currículos de todas as instituições de ensino, desde as mais básicas até as universidades.

 

O empreendedorismo é uma habilidade essencial para o sucesso na vida, e todos devemos aprender a lidar com os fracassos caso eles aconteçam. Ninguém está livre de erros, mas é possível se recuperar e aprender com eles.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Como você pode ver, o empreendedorismo é extremamente importante para o sucesso na vida. Pensar de forma inovadora e criativa, identificar oportunidades de negócio e desenvolver um plano de negócios são habilidades que todos deveriam aprender durante a escola básica. Concorda?

 

Comente e compartilhe essa matéria para que mais pessoas possam conhecer os benefícios de aprender sobre empreendedorismo!

 

ESSA FOI UMA PUBLICAÇÃO CONVIDADA ESCRITA PELA EQUIPE DO SITE SERÁ QUE PODE, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. No site são compartilhadas opiniões sobre negócios, vendas, empreendedorismo e renda extra trabalhando em casa.

 

MELHORIA DE MINDSET

 

Falamos sobre mindset ao tratar de empreendedorismo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor o que isso significa:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Trabalhando nossa mindset

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários