O kintsugi, ou a arte da imperfeição

Arte

 

No Japão, é bem conhecida uma técnica chamada kintsugi ou kintsukuroi, que consiste em reparar peças cerâmicas quebradas, mas de uma forma e significado diferentes.

 

 

Uma tigela que foi recuperada pela técnica de kintsugi
[Tigela preta com kintsugi. Imagem: MARTYSEB / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Veja algumas fotos do concurso "Olhares Inspiradores"

 

» Você conhece o alaúde?

 

» A tradição japonesa da limpeza

 

COMO É FEITA A TÉCNICA?

 

Quando há a quebra de cerâmicas, as pessoas não simplesmente descartam os pedaços, mas os guardam para fazer kintsugi. A técnica teria sido criada há quinhentos anos: um senhor japonês teria quebrado sua xícara de chá e mandado à China para conserto. A xícara voltou com alguns grampos, e não estava satisfatória.

 

Após pedir soluções simples e úteis na comunidade local, desenvolveu-se o kintsugi, ou seja, o remendo usando uma laca e pó de ouro, prata ou platina. A peça fica estável, e muda seu aspecto original.

 

O SIGNIFICADO DELA

 

Com o kintsugi, você traz um novo significado à cerâmica e à vida. Ao invés de descartar o defeituoso ou inservível, você o traz de volta à função, mesmo com suas marcas, que não ficam ocultas. Além de demonstrar que há uma nova chance, também vemos que esconder as marcas do passado não é preciso, pois isso nos torna o que somos, e também é belo, é o nosso ouro!

 

HÁ QUEM FAÇA NO BRASIL?

 

De acordo com a Rádio Cultura, sim, há um único brasileiro que é apaixonado pela técnica e faz reparos em kintsugi. Essa pessoa é o arquiteto Paulo Hatanaka, que deu uma entrevista à radio, sobre essa arte, disponível na internet.

 

OUTRA TRADIÇÃO JAPONESA, O ORIGAMI

 

A arte japonesa nos trouxe outras referências. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você conhece melhor o que é a técnica do origami:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Origami e a vida que renasce do papel

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários