A tradição japonesa da limpeza

Cultura

 

Durante a Copa do Mundo Fifa no Brasil, os japoneses que estiveram nos jogos daquela época chamaram a atenção por um gesto simples, mas extremamente bem-educado: ao final do jogo, levaram o lixo, não o deixaram no local onde estavam.

 

Esse não é um comportamento de ocasião: os japoneses são acostumados a prezar pela limpeza desde cedo. Em animes mesmo, como “Digimon”, que foi ao ar no Brasil em algumas edições, era possível ver os relatos das personagens crianças falando de que era seu dia de limpar a escola... e não é apenas ficção. Vamos saber mais?

 

 

Não era para se aparecer, era tradição mesmo!
[Japoneses limpando o estádio. Imagem: g1/ Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Mário e Luigi: do Nintendo ao governo Japonês

 

» Piadas: Japoneses e suas profissões

 

» Do tamagotchi ao digimon

 

A LIMPEZA DA ESCOLA

 

Todas as crianças dos ensinos fundamental e médio são obrigadas a fazer a limpeza de suas salas e banheiro da escola em um esquema de rodízio. Entende-se que além de deixar esse serviço menos pesado para quem faz, com a distribuição da tarefa, essa forma de agir faz com que todos os alunos tenham uma consciência coletiva de limpeza: quem limpa ajuda a não sujar e cuidar.

 

Outro aspecto interessante é de que escolas japonesas não têm refeitórios. As refeições são distribuídas uns aos outros com a ajuda de colegas de classe, na própria sala de aula.  

 

RUAS SEM LIXEIRAS E LIMPADORES

 

Esses elementos não existem porque, não só na formação das crianças, mas sempre deve haver limpeza. Funcionários de escritórios e lojas limpam as ruas perto do trabalho, crianças limpam ruas próximas da escola.

 

Quando alguém está com lixo na rua, não defenestra do carro ou enfia na fresta da cerca: guarda esse lixo até que possa descartar. Pessoas fumantes, onde podem fazer isso, devem levar seu cinzeiro individual.

 

LIMPEZA COMO CULTURA

 

A preocupação com a limpeza e a saúde que dela vem se reflete em outros hábitos também. Pode-se citar como exemplos uma caixinha para colocar o dinheiro (não é algo mexido diretamente, sem cuidado de limpeza antes e após o manuseio) e o uso de máscaras (que era cultural mesmo antes da crise causada pelo novo coronavírus).

 

Tudo isso está associado a uma tradição cultural e religiosa que valoriza a limpeza como fonte de bem-estar. Mesmo que não se sigam as crenças japonesas, todo o cuidado em manter o local onde se vive limpo é sim fonte de saúde e qualidade de vida: é um ótimo exemplo a seguir.

 

AINDA MAIS DA CULTURA JAPONESA:

 

Sobre o Japão, além da limpeza, existe outro aspecto marcante que lembra o país pela sua posição no globo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende o que isso tem a ver com a bandeira japonesa:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A bandeira do Japão ou Hinomaru

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários