Mario e Luigi: do Nintendo ao governante japonês.

Jogos


Apesar de que o nome faça parecer que os personagens são italianos, a origem deles é japonesa. Nos mapas que aparecem em alguns jogos, curiosamente, há uma ilha muito parecida com o Japão, e a casa de Mario fica justamente no lugar onde fica a sede na Nintendo, criadora do game. 

Jogos de Super Mário
[Imagem: DevianArt]


Existem jogos que surgem dos desenhos animados e filmes, ou pode acontecer o contrário. No caso do Mario, surgiu nos games. Há 31 anos (em 1985), o jogo Donkey Kong surgia, sendo Mario o responsável por salvar a bela princesa das mãos do macaco. Originalmente, a ideia era de colocar Popeye salvando Olívia Palito, mas não houve acerto no pagamento de direitos. Essa princesa mudou ao longo do tempo. No início, era Daisy a princesa a ser salva, posto assumido mais tarde por Peach.

O chapéu de Mario foi criado por conta da baixa qualidade gráfica dos jogos. Shigeru Miyamoto criou o chapéu vermelho por saber que não conseguiria fazer um cabelo bem feito, e isso acabou se tornando uma marca do personagem. Luigi apareceu no jogo Wrecking Crew, para 2 jogadores, onde cada um escolhia qual dos dois queria ser. O irmão mais novo de Mario é verde por um único motivo: limitações técnicas nos jogos mais antigos, também. Como o mais viável seria ter um personagem exatamente igual, o jeito foi usar uma outra cor da paleta de cores para fazê-lo ser diferente.

Nos anos 2000, com as mais novas tecnologias em games, Mario e outros jogos ganharam cenários tridimensionais, o que mudou um pouco a percepção de jogo. Para os mais saudosistas, essa mudança faz com que se perda um pouco o senso de onde você deve ir, já que o jogo não é mais linear.

Em 2016, na Olimpíada do Rio, quem ainda não sabia que Mario vinha do Japão, acabou se surpreendendo com os minutos de divulgação de Tóquio, na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio. O Premier japonês surgiu, no meio da festa, vestido de Mario, como se houvesse atravessado o mundo por um tubo verde, típico do jogo. Ousado, o governante demonstrou estarmos mais próximos do Japão do que pensamos, nem que seja por meio do controle do videogame.






GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários