Por que o Jogo-da-velha se chama jogo-da-velha?

Curiosidades


Jogar jogo-da-velha é algo extremamente simples, bastando uma folha e uma caneta, ou nas versões mais elaboradas, um tabuleiro com cinco ou seis peças para cada jogador. O nome varia de local para local, sendo chamado de jogo-do-galo em Portugal, luk isut k-i (China Antiga), tic-tac-toe (Países de Língua Inglesa) e de jogo-da-velha (Brasil), sendo a velha quando ninguém ganha – o jogo termina trancado.

[Imagem: Educar para crescer]


Conta a história que as mulheres inglesas costumavam se reunir às tardes para bordar e conversar, porém, ao passar da idade, a visão não permitia mais fazer boas costuras e bordados. Então, restava às velhas senhoras seguir conversando e se distrair jogando um bom jogo-da-velha.

O tabuleiro, de acordo com o local, pode ter 5x5 ou até 7x7 casas, mas a versão mais tradicional é a que possui 3x3 casas, ou seja, nove espaços. Devido a sua forma, é comum também, com o advento da tecnologia de telefones fixos e celulares, chamar a tecla sustenido (#) de jogo-da-velha ou, mais modernamente de hashtag. Não podemos duvidar que as gerações futuras possam vir a chamar o jogo-da-velha de jogo-do-hashtag-gigante.

E ainda mais para você: Torrecopos




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários