Seguro ou proteção veicular?

 Carros

 

Todo patrimônio precisa de atenção e está sujeito a problemas: casas, carros, computadores, dentre outros. Uma forma de lidar com imprevistos está na contratação de empresas que oferecem suporte quando um problema acontece.

 

Para veículos, existem as seguradoras e as associações de benefícios. As seguradoras oferecem o produto chamado “seguro” e são regulamentadas pela Susep, já as associações de benefícios oferecem a “proteção veicular” e possuem outras regulamentações, por terem aspectos de funcionamento distintos. Vamos entender um pouquinho mais das semelhanças e diferenças de cada modalidade?

 

 

Tombamento após batida
[Sinistro acontecendo. Imagem: valtercirillo / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os caminhões com duas cabines

 

» O primeiro carro popular

 

» O maior de todos os VWs, o Meteor

 

PORTE DAS EMPRESAS

 

Existem variadas empresas que podem atuar na venda de seguros e de proteções veiculares. No caso de seguros, há empresas que atuam apenas no ramo, ou são ligadas a instituições bancárias, como a Caixa (Youse), por exemplo. A contratação de seguros pode ser feita em empresas corretoras, por corretores independentes ou ainda por sites especializados. A proteção veicular também atua por mecanismos similares, e pode ser oferecida por associações de pequeno e médio porte com atuação regional na obtenção de associados, mas cobertura nacional.

 

MENSALIDADE POR MODELO

 

O custo relacionado aos riscos guarda proporcionalidade com o valor daquele veículo. É por isso que, anualmente, os dados oficiais de cotação veicular são considerados para a definição das mensalidades, tanto nos seguros, como nas proteções veiculares. A tabela Fipe é considerada como balizador para o cálculo.

 

MENSALIDADE POR USUÁRIO

 

Seguradoras possuem um laço mais forte com as estatísticas de sinistros, que são eventos onde os riscos relacionados aos veículos se transformam em realidade. Carros mais potentes, motoristas médios mais imprudentes por faixa etária, um condutor padrão, são elementos que definem qual o seguro cobrado.

 

No modelo de seguro, caso outro motorista se envolva com o sinistro, ou aquele motorista cadastrado fuja ao padrão, poderá receber bonificações futuras, mas começa pagando mensalidades mais elevadas. Na proteção veicular, por sua vez, a proteção se refere ao veículo, sem considerar um motorista em específico, entretanto, o associado pode precisar ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa.

 

POLÍTICAS DE REEMBOLSO

 

Nos seguros, há assistências oferecidas que passam pelo pagamento de uma franquia e posterior liberação de valores. Na proteção veicular, há serviços que exigem o pagamento e apresentação de notas fiscais para posterior reembolso, sendo que essas notas sim precisam ser no nome / CPF do associado. Para cada situação, é preciso conhecer os procedimentos existentes e benefícios.

 

ASSISTÊNCIAS OFERECIDAS

 

Como mencionado acima, cada situação precisa ser conhecida pelo usuário. As assistências, tanto em seguros, como em proteções veiculares, restringem-se a situações específicas que precisam ser respeitadas. É relevante ler o contrato de adesão antes de começar e tê-lo de forma fácil para momentos de necessidade. Uma boa ideia é salvar uma cópia do contrato e contatos no celular, para acionamento nos momentos importantes.

 

VALE A PENA EU TER UM CARRO SEM SEGURO OU PROTEÇÃO? ... VALE A PENA TER UM CARRO?

 

Todo bem pode ser mantido sem recursos suplementares sendo aportados a uma seguradora ou associação de benefícios. O problema em não possuir uma empresa especializada e que assuma parte dos riscos é se ver em situações embaraçosas e sem nenhum recurso, como durante um feriado, ou em locais longe de casa ou isolados.

 

O pagamento de uma mensalidade, geralmente inferior nas proteções veiculares (mas que exige pesquisa e comparação), faz com que haja um planejamento nos custos imprevisíveis do automóvel, cria uma disciplina. Por outro lado, pode ser mais um custo onerando o orçamento mensal, assim como outras tantas coisas. Arcar ou não é uma avaliação de orçamento familiar, assim como a própria escolha de se ter um carro, que é um bem caro e que, em geral, desvaloriza bastante com o passar dos anos. Seguros ou proteções veiculares são uma tranquilidade a mais para o usuário e, se ele tem um veículo, devem ser considerados.

 

NO CASO DE CARROS MAIS POTENTES

 

Carros mais potentes terão mensalidades maiores no seguro ou proteção veicular, pois são mais caros. Saindo dessa seara, o que mais leva a querer um carro mais potente? Entenda na sugestão de post da linha azul 👇🏻:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quero um carro mais potente

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários