Quando formatar um PC novamente?

Tecnologia

 

Todo equipamento pode deixar de funcionar como deveria com o tempo, exigindo manutenções. Com um computador e seu sistema operacional, não é diferente: pode chegar um momento em que é necessária a formatação, ou seja, a limpeza e reinstalação do sistema operacional. Quando você pode fazer? Como deve ser feita? Quais as vantagens e inconvenientes? Vamos saber neste post!

 

 

PC pedindo para formatar de tão baleado
[PC à espera de ser formatado. Imagem: sweetlouise / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O fim do Adobe Flash Player e outros programas envolvidos

 

» Os principais atalhos do Windows 10

 

» Windows ativou seu modo escuro

 

COMO FUNCIONA A FORMATAÇÃO

 

Na formatação, é reinstalado um sistema operacional completo, que pode ser igual ou diferente do anterior. Em geral, todo computador suporta sistemas operacionais iguais ou anteriores ao lançamento do dele, mas não é interessante instalar sistemas mais antigos, em função da falta de suporte e novas atualizações. Outra possibilidade é usar sistemas operacionais livres (Linux, Ubuntu, Lubuntu, etc.), mas, nesse caso, o usuário precisa ter intimidade com a utilização.

 

No caso do Windows, têm sido lançadas novas versões do sistema operacional com upgrade livre em computadores mais antigos. O grande problema está em, para alguns casos, serem sistemas bem mais pesados para os computadores com configurações antigas: é bom fazer uma análise de compatibilidade, ou ainda manter o sistema operacional original.

 

Ao reinstalar, é como se você estivesse com um computador novo, com sistema operacional novo. Todas as configurações de usuário e personalizações precisam ser refeitas.

 

UNIDADES DE DISCO SEPARADAS

 

Bastante comum nos computadores mais novos é a segmentação de disco rígido, onde um desses segmentos (unidade) é dedicado a arquivos de programas e ao sistema operacional, e outro é onde se armazenam arquivos pessoais diversos. A grande vantagem desse tipo de segmentação é que a formatação não elimina os arquivos pessoais e não exige um novo salvamento, tornando a formatação mais simples e deixando o trabalho pesado na reinstalação do sistema operacional, programas e sua reconfiguração.

 

CONFIGURAÇÕES DE SISTEMA E PASTAS

 

Configurações importantes para o funcionamento de programas específicos são feitas e, por vezes, esquecidas: isso deve ser cuidado, anotado e guardado em arquivos de nuvem para uma futura formatação. Um exemplo é a instalação de Python com o pacote Anaconda: variáveis de ambiente de sistema precisam ser configuradas, e o usuário precisa recordar de tal intervenção na reinstalação.

 

Ícones de pastas, modos de visualização, área de trabalho ou menu iniciar, e outros elementos precisam ser reconfigurados. É um tipo de reconfiguração que vai das vontades do usuário do PC, não sendo essencial para que funcione novamente.

 

NUVENS E ARQUIVOS SALVOS FORA DO COMPUTADOR

 

Uma vantagem de arquivos em nuvem (como em Dropbox, Sync, Drive, OneDrive, etc.) ou não sincronizados no computador é que eles são imunes à formatação, além de poderem ser acessados em outra máquina se um computador falhar. Mesmo nas empresas que administram as nuvens, os arquivos não são salvos em um computador só.

 

APLICATIVOS NÃO OFICIAIS VERSUS LIVRES

 

Uma ideia que é reforçada entre o pessoal da tecnologia é que a formatação precisa ser algo simples, pois entender os motivos que levam a erros, principalmente no Windows, não é simples. Várias atualizações, erros de registro e outros problemas podem levar à necessidade de formatar para que o computador volte a funcionar normalmente.

 

Um problemão é usar programas não oficiais, os famosos piratões. Como esses aplicativos exigem manobras para que funcionem normalmente, o usuário comum pode não saber ou lembrar disso, adiar de formatar, etc. Aplicativos ou com licença paga, ou livres, são o melhor de tudo.

 

EM QUANTO TEMPO FORMATAR UM PC?

 

Não é uma resposta fixa e única. A presença de falhas e travamentos ou problemas que inviabilizem usar o computador força uma formatação mais rápida, ou um problema total no computador, onde não inicializa mais.

 

Há pessoas que façam de seis em seis meses, um ano, dois anos ou quando falhar. Empresas que trabalham com computadores recomendam prazos anuais.

 

QUEM PODE FORMATAR O COMPUTADOR?

 

Essa é aquela pergunta parecida com: quem lava o carro? Você pode fazer isso sozinho, ou contratar um serviço especializado.

 

No caso de fazer sozinho, há mecanismos no Windows que permitem sua reinstalação, por opções que surgem com falhas graves, ou dentro do menu de configurações. Você consegue optar por limpar tudo, ou o segmento com o sistema operacional e programas.

 

Uma empresa que trabalhe com computadores pode formatar para você e instalar os programas que precisa, mas é como o carro que vai para a lavagem: você ganha aquele tempo, mas depende do cronograma da empresa e não pode depender daquela máquina naquele instante. Para trabalho e aplicações pessoais, sempre é bom possuir mais de um dispositivo, aplicativos em tablet ou celular, ou salvar em nuvem, para não ser pego de surpresa.

 

O USO DE MÁQUINAS VIRTUAIS

 

Outra forma de melhorar o uso do computador e rodar mais versões de sistemas operacionais é o uso de máquinas virtuais. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende sobre o VirtualBox:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 VirtualBox: vantagens e desvantagens

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários