Vantagens e desvantagens de usar VirtualBox

 Tecnologia

 

VirtualBox é um aplicativo da Oracle que permite que você rode outros sistemas operacionais além do instalado em sua máquina - por exemplo, se eu tenho Windows, posso rodar Linux – sem fazer dual boot, ou seja, escolher qual o sistema operacional usar de começo. Essa é uma forma bem interessante de ampliar as possibilidades de seu computador. Vamos saber mais?

 


VirtualBox: entenda as vantagens e desvantagens
[Logo do VirtualBox. Imagem: Oracle / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Saiba mais sobre o Spoofing

 

» Conheça os principais atalhos do Windows 10

 

» Windows ativa modo escuro

 

COMO FUNCIONA O VIRTUALBOX?

 

O primeiro passo para usar o app, que é gratuito, é ir no site da Oracle e baixar o instalador para o sistema operacional que já está em sua máquina, que pode ser Windows, Mac, Linux ou Oracle Solaris. Deve-se completar a instalação, sem outros processos similares na sua máquina.

 

O passo seguinte é baixar a ISO de um outro sistema operacional para o qual o seu computador consiga rodar. Em geral, há versões baseadas em Linux bem leves, ou se sua máquina tiver os requisitos, alguma versão de Windows mais antiga ou mais nova. Com a ISO salva, deve-se configurar o VirtualBox para o sistema operacional e, a seguir, rodar o instalador.

 

Veja um tutorial sobre a instalação:

 

[Vídeo de usuário do Youtube / Reprodução]

 

 

VANTAGENS DE USAR

 

Uma das vantagens é ampliar a gama de possibilidades do seu computador, podendo rodar aplicativos que não têm versão em seu sistema operacional. Outra opção é para aqueles casos em que o seu sistema operacional teve algum erro e impede a execução correta de um app.

 

O Windows é bastante popular nos computadores pessoais, mas tem seus inconvenientes. Assim como as atualizações trazem novas funcionalidades, podem gerar esses erros em aplicativos.

 

Uma vantagem específica do VirtualBox é permitir não só o uso simultâneo dos dois sistemas operacionais, como configurar pastas que são compartilhadas entre esses dois sistemas. Assim, seria possível fazer edições de um mesmo arquivo nos dois.

 

DESVANTAGENS

 

O uso não é extremamente intuitivo, mas há tutoriais e dicas que ajudam a fazer as configurações do segundo sistema, alocar espaço no disco rígido e configurar pastas compartilhadas. É um aplicativo que ocupa bastante da capacidade do computador, e dependendo de qual ela for, pode ser mais complicado o uso.

 

Outra desvantagem pode estar justamente no sistema operacional instalado como opção. Há sistemas operacionais que são bem leves, como o Lubuntu, que poderiam ser instalados até naquele PC mais antigo que hoje não permite mais um Windows novo, mas que são outro mundo em termos de informática.

 

O usuário de um Linux, por exemplo, pode ter mais familiaridade com computadores e programação, que é um mundo onde você conhece mais a fundo o seu computador, vê erros em linha de código e mexe por um editor. Para quem não é tão proficiente, pode estranhar não mexer em um programa por meio de botões e interfaces gráficas, que são pensadas para um uso mais amplo.

 

O MODO QUE VOCÊ MANDA MENSAGENS

 

Você sabia que o modo de mandar mensagens no WhatsApp ou outro mensageiro pode trazer ideias diferentes? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre esse assunto:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como você manda mensagens no Zap?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários