Qual o impacto do marketing digital dentro de uma empresa?


Marketing


O marketing digital se refere ao conjunto de estratégias realizadas no ambiente online, visando atrair novos consumidores, desenvolver relacionamentos e estabelecer uma identidade de marca.



[Mão digitando. Imagem: Yanalya/ Freepik]


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Qual o impacto do marketing digital dentro de uma empresa?

 

Sendo assim, ele se tornou uma das formas mais comuns hoje para uma empresa se comunicar com seus compradores, de forma personalizada, direta e de acordo com as melhores oportunidades. 

 

Com o crescimento do mundo digital e a popularização da internet, esse processo se tornou cada vez mais facilitado, uma vez que é capaz de aumentar significativamente o alcance da marca e diminuir o tempo gasto para tal, além de aproximá-la dos usuários.

 

Isso porque até mesmo uma empresa de móveis para escritório que deseja mostrar para o público seus produtos consegue publicar uma imagem no seu site e chegar até diferentes regiões do país, aumentando a sua delimitação de alcance de público.

 

Tudo acontece em muito menos tempo, uma vez que essa marca é capaz de alcançar uma quantidade maior de consumidores apenas com a publicação na web, com poucos cliques, sem necessitar se deslocar para as regiões que deseja divulgar.

 

Por que adotar o marketing digital?

 

Para as empresas que desejam se desenvolver no mercado em que estão inseridas, adotar o marketing digital como uma estratégia torna-se imprescindível. Para deixar isso mais claro, a seguir, vamos analisar os principais motivos para tal.

 

Não exige altos valores de investimento

 

Para começar, a implementação das estratégias de marketing digital não exige do seu criador uma aplicação de altos investimentos, uma vez que os recursos exigidos possuem valores acessíveis e não são em grandes quantidades. 

 

Ou seja, para ter essa ferramenta da forma mais básica possível, é necessário criar uma conta nas redes sociais, que são gratuitas, além de outros mecanismos que não irão pesar no orçamento. Além disso, o retorno é capaz de proporcionar um valor muito maior.

 

Portanto, o grande investimento exigido é em relação ao tempo no que diz respeito à criação de conteúdo, visto que demanda formas de se destacar em meio à alta concorrência e frequência nas postagens, que podem demorar um pouco mais para serem produzidas. 

 

Aumenta a cartela de clientes

 

Com o tempo, o comportamento do cliente também mudou. Ou seja, junto do crescimento da tecnologia, os consumidores passaram a se inserir nesse ambiente e adotá-lo como padrão. 

 

Portanto, estar presente no mesmo local que os seus compradores se tornou um ponto necessário para o seu desenvolvimento, afinal, uma empresa hoje só consegue se manter funcionando se existir quem compra seus produtos ou serviços. 

 

Logo, utilizar o marketing digital é uma forma de levar o seu conteúdo até o público disponível para realizar a compra, caso contrário, eles não vão ter conhecimento sobre o negócio, e não vão adquirir nada. 

 

Os clientes modernos passaram a procurar por informações da empresa antes de realmente comprar algo, visto que é uma forma de se sentir mais seguro antes de fechar um negócio, avaliando suas recomendações e condições. 

 

Deste modo, se um usuário entra no site de uma empresa de aluguel de impressora sublimatica e encontra uma página organizada, otimizada e contendo todas as informações sobre o serviço, há um aumento significativo das chances de ele contratá-la. 

 

Como essa estratégia pode beneficiar sua empresa?

 

De uma maneira mais prática, o marketing digital é capaz de proporcionar diversos benefícios para as empresas, englobando diferentes quesitos, todos voltados para o seu melhor desenvolvimento. Algumas das principais vantagens são:

 

1 - Avaliação dos resultados 

 

O primeiro grande benefício da adoção das estratégias de marketing digital é a possibilidade de avaliar e mensurar as ações realizadas e seus resultados, garantindo um direcionamento muito mais eficiente. 

 

Por exemplo, se uma empresa de manutenção de próteses capilares sabe que o seu público não está gostando muito dos posts de dicas, mas sim de bastidores do serviço, ela é capaz de focar o seu conteúdo naquilo que agrada a audiência. 

 

Como consequência, há uma diminuição dos gastos com ferramentas ineficientes para o cenário do mercado, focando os investimentos nas ações que de fato são capazes de desencadear os resultados desejados. 

 

Atualmente, existem diversas formas de analisar e mensurar o retorno obtido, principalmente a partir de métricas como o ROI (Retorno Sobre Investimento) ou o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), que possibilitam uma análise em tempo real.

 

De maneira geral, essa ação permite a identificação de falhas com antecedência, impedindo-as de prejudicarem de forma extensa os negócios.

 

2 - Maior contato com o público

 

Ao utilizar os meios digitais para realizar o seu marketing, uma empresa de software de gestão administrativa é capaz de aumentar de uma forma muito expressiva a sua interação com o público, a partir do contato direto com eles. 

 

É preciso ter em mente que o foco dos negócios deixou de ser a venda do produto e se tornou a experiência do consumidor durante o percurso de compra. 

 

Portanto, atualmente é necessário encontrar meios de fazer os usuários interagirem, opinarem e indicarem o seu serviço para seus conhecidos de forma rápida, no famoso boca a boca, gerando maior engajamento, ou até mesmo através da internet. 

 

Sendo assim, essa troca de informações e interações com o público passou a ser um fator essencial para que ele se tornasse fiel, o que é vital para qualquer negócio, devido às suas consequências positivas. 

 

Isso porque, se uma empresa de impermeabilização de estofados conversa com os seus usuários, trocando opiniões, eles passam a ter uma visão mais humanizada e se tornam mais próximos dela. 

 

Como efeito, os clientes passam a defendê-la nas plataformas online, deixam bons comentários e avaliações e indicam o serviço para as pessoas que conhecem, o que, além de aumentar o seu alcance, número de clientes e lucro, melhora a imagem da marca. 

 

3 - Auxilia no conhecimento sobre o público

 

Visando criar estratégias que estejam de acordo com o negócio, as companhias precisam definir a sua persona, que se refere ao seu cliente ideal, a união das características principais dos compradores, seus hábitos de consumo, desejos, problemas entre outros. 

 

Dessa maneira, ao aproveitar o ambiente online, a empresa consegue ter acesso às informações essenciais sobre o seu público, facilitando todo o processo descrito e garantindo a implementação de estratégias que serão de fato benéficas. 

 

Isso porque se uma empresa de limpeza predial sabe as informações sobre os seus consumidores e, principalmente, seus problemas, ela é capaz de entregar o seu serviço como uma solução, o que aumenta as chances daquele indivíduo fechar uma compra. 

 

Esse ponto também será capaz de diminuir os gastos da organização e direcionar os investimentos para as áreas que precisam, pois ela para de desperdiçar recursos com ações que não condizem com as necessidades dos seus compradores.

 

4 - Facilidade em ser encontrado

 

Quando uma empresa investe em marketing digital, ela melhora as suas estratégias de ranqueamento nas plataformas de busca, o que, como consequência, a coloca no topo, ganhando maior destaque.

 

Isso é conhecido como estratégias de SEO (Search Engine Optimization), traduzido para Otimização dos Motores de Busca, que se referem a um conjunto de ações que fazem com que um site, ao serem pesquisadas as palavras-chave, apareça no topo dos resultados. 

 

Dessa maneira, fica muito mais fácil para ela ser encontrada por usuários que já possuem potencial de compra daquele produto ou serviço, devido ao fato de terem buscado por ele, aumentando suas chances de lucro. 

 

Assim, quando um usuário pesquisar por “projeto estrutural residencial” em um buscador, como o Google, ele provavelmente irá acessar o primeiro resultado, uma vez que entende que é algo recomendado. 

 

Como ele já tem interesse no assunto, fica muito mais suscetível à compra, encurtando a sua jornada e aumentando os resultados da empresa. 

 

Principais recursos oferecidos pelo marketing digital

 

Não podemos deixar de mencionar que existe uma série de ferramentas que possibilitam uma melhor análise, mensuração e administração da aplicação das estratégias de marketing digital, auxiliando ainda no acompanhamento dos números.

 

Pensando nisso, vamos apresentar algumas das principais ferramentas, sendo:

 

  • De automação: RD Station e HubSpot;
  • De design e imagens: Canva, Illustrator e Photoshop;
  • Pesquisa de palavras-chave e backlinks: SEMrush;
  • Análise de métricas: Google Analytics;
  • Análise de concorrência: BuzzSumo;
  • De CRO: Hotjar.

 

Além disso, existem ferramentas para o acompanhamento de estratégias nas redes sociais, automação, relacionamento interno, e-mail marketing e até gestão de projetos.

 

Tratam-se apenas de alguns exemplos, mas é importante ter em mente que a internet é um ambiente muito rico e amplo, com uma variedade de recursos, então uma análise específica pode ser bastante vantajosa.

 

Considerações finais

 

O marketing digital se tornou imprescindível para qualquer empresa, desde as que realizam a fabricação de portões até as vendedoras de roupa, por diversos motivos e benefícios, como foi tratado ao longo deste artigo. 

 

Sendo assim, torna-se fundamental entender o assunto mais a fundo e aplicá-lo à rotina do negócio, visando o seu desenvolvimento completo e melhoria das ações.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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