Onde está o erro? (V) – O cartaz da escola

Curiosidades

 

Dessa vez, a nossa inspiração de post vem de um cartaz publicado em uma escolha de educação infantil no Brasil. Antes que comecemos a falar sobre isso, onde está o erro?

 

 

Leia atentamente este cartaz!
[Cartaz em frente à escola. Imagem: Circulando pelas redes sociais]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Onde está o erro: a figura da Lua

 

» Onde está o erro: a quantidade de remédio

 

» Onde está o erro: a embalagem de refrigerante

 

O QUE ESTÁ DIZENDO O CARTAZ?

 

Vemos no cartaz um aviso sobre um dia sem expediente. Na segunda-feira, 15 de novembro de 2021, não haveria aula na creche em função de um feriado. Na terça, expediente normal.

 

Existem alguns traços de informalidade e erros de escrita, mas que não serão o foco do nosso “erro” principal. Um desses erros secundários está no horário, escrito como 8:30h, ao invés de simplesmente 8:30, ou dizer segunda-feira como 2ª feira.

 

DESVENDANDO O ERRO

 

Em quinze de novembro, comemora-se um feriado nacional (para ver mais datas comemoradas em novembro, clique aqui). Esse feriado não é a independência política do Brasil, como dito no cartaz, pois a mesma é comemorada em sete de setembro, data histórica em que Dom Pedro I a declarou.

 

No dia quinze de novembro, outro marco político e histórico do Brasil é comemorado. Dessa vez, relembra-se a proclamação da república. Como o nosso país não começou a ser independente na forma de república, as datas não coincidem.

 

Há casos em que independência e começo da república coincidiram. Nos Estados Unidos da América, por exemplo, foi criada uma república já na data de quatro de julho do ano de 1776.

 

A SURPRESA POR SER UMA ESCOLA

 

O erro no cartaz pode representar ou não a capacidade de memorizar o que foi aprendido na escola na idade em que isso foi passado, ou não. Nem todos mantém toda a bagagem com o passar dos anos, mesmo que venham a trabalhar em uma escola depois. Professores, pela longa prática de conteúdos e repetição, mantêm-se afiados na sua linha de conhecimento, mas nem todos que trabalham na escola são professores.

 

Outro fator importante a lembrar é que conferir o que se escreve é importante, para não passar nada de errado. Somos humanos, podemos ficar confusos se temos várias demandas ao mesmo tempo.

 

A ideia não é desmerecer a escola, mas aprender até com os erros dela. A foto não aparenta ser montagem, pois sombra, alinhamento dos caracteres e até as dobras do papel seguem padrões realistas, mas cabe relembrar que em quinze de novembro, comemoramos a proclamação da república!

 

ENCONTRE O ERRO NESSE OUTRO CARTAZ

 

Esse não é o primeiro cartaz a apresentar alguma informação estranha. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra mais um desses erros curiosos:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Onde está o erro? (I)

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários