Onde está o erro? (IV)

 Curiosidades

 

Olhando essa ilustração da Lua, é de se pensar: onde está o erro? Se levarmos a sério um desenho como representando a realidade, vamos entender o porquê!

 


Agora resta entender por que uma está certa e outra errada!
[Já sabemos qual está errado, mas por quê? Imagem: Circulando pelas redes sociais]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Um errinho no dinheiro

 

» O desafio da geladeira e suas palavras

 

» Onde está o erro? (II)

 

POR QUE O DESENHO DE BAIXO ESTÁ ERRADO?

 

Assim como a Terra é um tipo de elipsoide, a Lua também pode ser pensada como um sólido geométrico (possui volume), cuja vista 2D seria algo circular/elíptico. A região escura é um sombreamento da Lua, mas ela não diminuiu de tamanho ou perdeu uma parte.

 

Como numa vista 2D a região circular/elíptica da Lua não pode ter nada além de Lua, não poderíamos ter estrelas naquele local. No entorno da lua, vamos ver estrelas, mas dentro não.

 

AS FASES DA LUA

 

Essa figura da qual desvendamos o erro explica também o que conhecemos como fases da Lua. As fases nada mais são do que nomes para cada momento que se tem quanto a sombreamento e luz. A luz depende do Sol, já que a Lua não se ilumina.

 

A fase da Lua seria a mesma em todo o planeta, mas isso não significa que todos os locais percebam essa fase da mesma forma. Em cada local da Terra, observadores terão pontos de vista diferentes da Lua, o que muda o ângulo de visão e, consequentemente, os horários em que se observam os fenômenos lunares.

 

Abaixo, você vê uma explicação visual sobre como são as fases da Lua:

 


Fases da Lua sendo ilustradas "espacialmente"
[Como ocorrem as fases da Lua. Imagem: Frutíferas / Reprodução]

 

O QUE HÁ DE ERRADO NESSA EMBALAGEM?

 

Trouxemos uma curiosa imagem de uma embalagem que saiu com logotipo de ponta-cabeça. Por que será? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre o porquê:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Onde está o erro? (II)

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários