Biografia 

Manuel Deodoro da Fonseca nasceu em uma região do município de Alagoas, atualmente Deodoro (AL), foi Marechal do Exército Brasileiro entre os anos 1827 a 1892, proclamador da República, chefe do Governo Provisório e presidente eleito pelo Congresso em 1891.
No Rio de Janeiro, cursou a Escola Militar. Como tenente, combateu a Revolução Praieira, em 1848, no estado de Pernambuco. Durante a Guerra do Paraguai foi Capitão, chegando ao cargo de brigadeiro no ano de 1874, sendo elevado a marechal-de-campo em 1884. Em sua atuação política, foi o principal responsável pelas Questões Militares, que levariam ao regime republicano, juntamente com outros fatores.
Foi o líder do movimento que culminou na Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 (ano seguinte à abolição da escravatura), sendo o responsável pelo governo provisório. Entre seus atos de governo, mandou redigir o projeto da constituição de 1891. Neste mesmo ano, foi eleito Presidente da República, em 25 de fevereiro, com a vantagem de apenas 32 votos sobre Prudente de Morais.
Entretanto, mesmo com o sucesso do movimento republicano, Marechal Deodoro da Fonseca sofreu forte oposição política, tentando um golpe de estado que fracassou, incluindo o fechamento do Congresso. Com tal sorte, renunciou ao cargo de Presidente, passando-o ao seu substituto, o vice Floriano Peixoto. Faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1892.

Veja também: (História) Independência Política Brasileira
 


>> Gostou desta postagem? Compartilhe!