Você sabe o que é uma fanfic?

 Literatura

 

A Literatura é dinâmica, está sempre se transformando, sendo renovada com novos autores e novos leitores. Não apenas os autores consagrados, mas aqueles que estão começando, podem dar vida a novas histórias, ou então usarem sua criatividade para gerarem as fanfics: vamos descobrir o que elas são?

 

 

No mundo dos fanfics, a gente entra e recria a estória
[Imagem: CDD20 / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O livro de Urântia

 

» Juca Pirama e os Heróis Brasileiros

 

» O conto da Aia, de Margaret Atwood

 

O QUE É UMA FANFIC?

 

Fanfic é uma abreviação de fan fictions, ou estórias criadas por fãs de um determinado livro ou série/novela da TV. A base desse tipo de criação está na Literatura, onde os fãs misturam personagens de duas histórias distintas, transportam os personagens para outros cenários e contextos, fazem estórias bem densas ou melosas e românticas... existem diferentes gêneros dentro dos fanfics.

 

O lado mais legal de fanfics é que criam novas possibilidades, além daquelas pensadas pelo autor original, e fazem com que os leitores trabalhem nas duas linhas de pensamento, como criadores e receptores de estórias. A recepção, por parte de autores originais, pode ser muito boa, ou eles podem não gostar muito, pois seus personagens podem se tornar como aqueles filhos que não seguem a carreira dos pais.  

 

ALGUMAS FANFICS AO LONGO DA HISTÓRIA

 

Ao procurarmos exemplos de fanfics, vários podem ser encontrados na literatura, cinema e TV. “Cinquenta tons de cinza” teria vindo de “Crepúsculo”, “Os instrumentos mortais” de “Harry Potter”, e tantos outros. Como há direitos autorais envolvidos, a comercialização e divulgação de algumas dessas fanfics ocorre após adaptações para desvincular parcialmente dos originais.

 

Pensando nas fanfics como adaptações, parte dos trabalhos em TV segue essa lógica. O “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, por exemplo, baseou-se inicialmente nas estórias e personagens dos livros de Monteiro Lobato que se passavam no local, mas depois teve parte de suas exibições com base em adaptações de escritores que trabalhavam na TV e que certamente eram fãs das estórias, que deram as suas versões em novas aventuras.

 

Outro exemplo famoso de fanfic envolvendo os personagens de outra estória seria Romeu e Julieta. William Shakespeare teria sido inspirado por “A Trágica História de Romeu e Julieta”, poema de autoria de Arthur Brooke, datado de 1562.

 

ONDE PUBLICAR UMA?

 

A publicação de uma fanfic vai depender das pretensões do novo autor, se deseja que vire um livro no futuro, ou se a ideia é mesmo apenas fazer um tributo ao original. É possível publicar fanfics em pdfs na internet, blogs ou em sites dedicados a isso, como o Wattpad.

 

OUTRO CAMPO FÉRTIL PARA AS FANFICS: SHERLOCK HOLMES

 

Vários leitores apaixonados pelo gênero policial, bem detetive mesmo, adoram Sherlock Holmes e fizeram fanfics desse famoso personagem. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você vê dez curiosidades sobre a saga de Sherlock:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Dez curiosidades sobre Sherlock Holmes

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários