Os pelicanos rasgam o próprio peito?

 Religião

 

Existem algumas famosas lendas que envolvem o pelicano, um lindo animal, e seus filhotes. O animal se torna um símbolo religioso por um elemento que se destaca em sua aparência, e que não é o seu bico. Vamos entender melhor essas lendas, o que elas significam e como são os pelicanos?

 

 

É um animal realmente muito lindo, hein?!
[Lindos pelicanos na natureza. Imagem: Capri23auto / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A Chica do Milho e os animais de estimação

 

» Os puffins ou papagaios-do-mar

 

» Conheça melhor os coelhos, inclusive aqueles que não são da Páscoa

 

AS LENDAS DOS PELICANOS E A RELIGIÃO

 

O pelicano é um símbolo religioso na Igreja Católica, ou ainda um símbolo da Maçonaria (que não constitui religião, mas é uma associação de pessoas para apoio comum). Esse belo animal, que existe em várias partes do planeta e em zonas aquáticas, é considerado um sinônimo de sacrifício, como as ovelhas também o são.

 

Existem mais de uma lenda sobre o pelicano. Uma delas fala que o pelicano teria deixado o ninho para buscar alimento e, em meio a essa saída, um predador teria devorado os filhotes e deixado apenas o sangue e ossinhos. Ao voltar, o pelicano teria chorado e aberto o peito: com o sangue e lágrimas, os filhotes teriam ressuscitado. A outra lenda fala que se o pelicano houvesse saído e não conseguisse alimento suficiente, abriria o próprio peito para dar sangue aos filhotes, preterindo sua vida a deles.

 

Em ambos os casos, fica nítido o sacrifício pela vida, o que adere à doutrina da Igreja, ou ainda como filosofia de vida. É algo realmente bonito e forte como ensinamento, e que não pode ser levado ao pé-da-letra: os animais têm cuidado com os filhotes e os ensinam, mas não fazem todas as suas tarefas diárias com a consciência e reflexão que um ser humano coloca, e estórias assim consideram personificação.

 

COMO ELES VIVEM?

 

Todo aquele bico enorme faz com que os pelicanos, animais que vivem próximos a meios aquáticos, possam armazenar grande quantidade de alimento. Esse alimento é preferencialmente peixe, mas pode ser algum pequeno animal (anfíbio, crustáceo ou pássaro, mais raramente). Eles são grandes, tanto que a envergadura (distância entre a ponta das asas) pode chegar a três metros!

 

No aspecto reprodutivo, os pelicanos possuem relações monogâmicas, e geram filhotes que precisam de cuidado depois que nascem. Apesar de que tenham bicos grandes, não oferecem o peixe inteiro dentro do bico, mas o digerem e oferecem regurgitado aos filhotes. São geralmente ninhadas de dois a três filhotes por vez.

 

A característica aquática se manifesta nos pés do pelicano. Assim como o pato, os dedos são unidos por membranas para facilitar as atividades diárias. A caça não é peixe a peixe, mas mergulhando o bico e pegando tudo o que vem, e depois tirando a água, deixando o alimento.

 

O pelicano é um animal de vida longa, se comparado aos nossos animais domésticos convencionais e outros animais da natureza (não vale comparar com a tartaruga, tá?!). São cerca de cinquenta anos de vida.

 

Por fim, o mais interessante: existe uma doença que traz manchas vermelhas no peito do pelicano. Tal doença fez com que surgissem as lendas religiosas a seu respeito, ainda em épocas medievais.

 

E A VIDA ROMÂNTICA DAS LESMAS E CARACÓIS?

 

Indo para um mundo bem diferente, desvendamos o mistério da casa dos caracóis: será que eles se divorciam e perdem a concha? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende mais desses animais igualmente fantásticos:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 E se as lesmas fossem apenas caracóis divorciados?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários