O estelionato sentimental

 Variedades

 

Quando se fala em sentimentos, estamos abordando algo que pode ser maravilhoso, como pode ser uma experiência frustrante, pois nos torna vulneráveis diante de más intenções. Nesse contexto, o meio jurídico brasileiro passou a mencionar o chamado crime de estelionato sentimental.

 

O estelionato sentimental quebra mais do que o coração
[Além do coração quebrado, o estelionato. Imagem: Marek Studzinski / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A CNH religiosa

 

» Como se descobriu as mensagens de WhatsApp no caso do menino Henry? A polícia consegue hackear o app?

 

» Evitando cair em golpes

 

NO QUE CONSISTE O ESTELIONATO SENTIMENTAL?

 

O estelionato sentimental consiste em um crime onde uma pessoa busca vantagem financeira de outra em função de terem relacionamento amoroso. A caracterização do crime seria também no artigo 171, que prevê o crime de estelionato. Segundo a advogada Claudia Neves, no portal JUS.COM.BR, e no IBDFAM, houve um caso de estelionato sentimental onde um homem fez vários empréstimos, pegou talão de cheques e fez compras (incluindo roupas de grife) em nome de sua namorada e, com o fim do relacionamento, não assumiu o pagamento das dívidas.

 

A ex-namorada entrou na justiça e conseguiu o ressarcimento das dívidas. Sua condição financeira piorou muito após o relacionamento, inclusive pelo fato de ela não ter como arcar com os valores, vindo a ser negativada em SPC e Serasa. Esse caso aconteceu no estado do Mato Grosso, e muitos outros ocorrem pelo Brasil.

 

A DIFICULDADE DE PROVAR

 

O relacionamento amoroso por si só envolve muito mais esferas do que apenas a sentimental. As pessoas eventualmente passam a compartilhar a mesma moradia, realizar atividades ou pouparem dinheiro juntas, e isso envolve certo grau de risco. Não será qualquer situação envolvendo dinheiro que vai se caracterizar como estelionato sentimental.

 

Assim como outros crimes que envolvem a intimidade, muitas pessoas (principalmente mulheres) sentem vergonha de ir à justiça e acabam arcando com o prejuízo financeiro, além do triste sentimento de terem sido enganadas.

 

FIQUE ATENTO(A)

 

Em geral, os golpes são advindos de relacionamentos curtos. É importante desconfiar quando vantagens financeiras acontecem a uma das partes no relacionamento com uma convivência precoce. No caso citado que ocorreu em Mato Grosso, o golpista já vinha cometendo a mesma prática com outras mulheres.

 

Outro caso no Tribunal de Justiça do Distrito Federal foi julgado improcedente porque era recorrente o pagamento de vantagens financeiras. Esse caso demonstra a necessidade de cuidado na caracterização de um caso dessa forma. Se pensar que sua vivência se caracterize assim, converse com seu advogado para você verificarem qual Lei corresponde à sua situação.

 

OUTRA FORMA DE MÁ-FÉ COM OS SENTIMENTOS

 

Além do estelionato sentimental, outra forma de má-fé com os sentimentos está no conto do namorado estrangeiro. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você fica sabendo como esse tipo de golpe acontece:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Não caia no conto do namorado estrangeiro

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários