Dicas Para se Dar Bem em Aplicativos de Delivery

 

#FicaADica

 

 Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), muitos bares e restaurantes tiveram que investir fortemente em aplicativos de delivery para sobreviver. Com as medidas de restrição e de combate ao vírus, afinal de contas, esses e outros estabelecimentos tiveram que fechar durante certos períodos e tiveram que diminuir a capacidade de pessoas circulando no ambiente.

 

Como consequência, o número de clientes e de receita caíram drasticamente, sendo os aplicativos de delivery o principal meio para continuar vendendo. E agora, mesmo com o início da vacinação, é importante que esses aplicativos não sejam deixados de lado por bares e restaurantes.

 

Essa continuidade é necessária pois os aplicativos de delivery já fazem sucesso há alguns anos e muitos consumidores vão continuar comprando por meio de seus smartphones - até porque é muito mais cômodo, prático e fácil. Sendo assim, pensando nessa continuidade dos aplicativos de delivery que nós preparamos este artigo! Nele, você irá conferir dicas essenciais para se dar bem nesses apps. Veja!

 

 

Pessoa utilizando o app de delivery

[Pessoa com app de delivery aberto. Imagem: cottonbro / Pexels]


 
 

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APLICATIVOS DE DELIVERY: DICAS ESSENCIAIS PARA SE DAR BEM

Avalie aplicativos - preparação

 

Atualmente, existem diversos apps de delivery como o iFood, Uber Eats, Rappi, Delivery Much, aiqfome, entre outros. Sendo assim, o primeiro passo para se dar bem com os aplicativos de delivery é escolher o ou os apps que serão utilizados por seu bar ou restaurante.

 

Avalie cada um deles, veja questões como taxas, recursos, diferenciais, etc. e faça a sua escolha. Além disso, ainda no assunto preparação, é importante que depois de definir o aplicativo você:

 

- Escolha corretamente a categoria do seu bar ou restaurante;

- E determine a área de alcance para fazer as entregas.

 

Cardápio e embalagem

 

Nem tudo que você vende em seu bar ou restaurante “cai bem” para aplicativos de delivery. Por isso, é essencial que você estabeleça um cardápio adequado, de modo que a qualidade da comida seja mantida ao chegar nas casas das pessoas. Além disso, é importante atentar-se também ao tipo de embalagem utilizada, afinal de contas, ela é outro fator que pode influenciar no produto final.

 

Entregador indo levar mais uma entrega
[Entregador de delivery. Imagem: Alexandre C. Fukugava / Pixabay]

 

Fotografias

 

Quando o assunto é comida ou bebida, ter imagens chamativas é fundamental, afinal, elas que serão responsáveis por atrair as pessoas e deixar os consumidores com água-na-boca. Então por exemplo, se você tem um delivery de comida peruana, é essencial que em seu perfil haja belas fotos de ceviches, anticuchos, chicharrones, parrillas, entre outros pratos.

 

Caso contrário, poucos clientes serão atraídos, ainda mais com tantas outras opções a poucos cliques. Portanto, invista em fotografias de qualidade, que tenham uma boa resolução e que sejam bem montadas e editadas.

 

Dica importante: jamais pegue fotografias da internet. Não queira enganar os seus clientes com imagens que não são do seu bar ou restaurante. Seja sempre verdadeiro e transparente com seus clientes! E se achar necessário, contrate um profissional para tirar belas fotografias de seus pratos, bebidas e sobremesas.

 

Descrições

 

Além das fotografias, é importante que o perfil do seu bar ou restaurante tenha boas descrições de produtos, isto é, que sejam claras e objetivas. Isso porque você não deve deixar os clientes com dúvidas. Quanto mais informações e descrições detalhadas eles tiverem à disposição, mais fácil será para que entendam e assim efetuarem uma compra.

 

Preços

 

Estar em um ou mais aplicativos de delivery envolve certos custos. Por isso, é essencial que você coloque todos os valores no papel ou no computador e defina quais serão os preços do seu bar ou restaurante nesses apps.

 

Você precisa colocar preços que sejam viáveis para você e seus consumidores. Não adianta também “entrar por entrar” nesses aplicativos e depois não ter lucro. Portanto, faça uma boa pesquisa, veja os preços que bares ou restaurantes concorrentes estão colocando e avalie se os seus preços estão compatíveis ou não.

 

Cupons e promoções

 

Todo o mundo gosta de ter algum tipo de desconto ou benefício, não é mesmo? Sabendo disso, de maneira estratégica e bem pensada, ofereça cupons e promoções especiais para os seus clientes.

 

Por exemplo, “frete grátis acima de um valor X”, “desconto de X % ao levar três produtos”, “compre um e ganhe outro”, e assim por diante.  Tudo isso atrai mais as pessoas e faz com que elas comprem mais.

 

Atendimento

 

Seja presencial ou on-line, o atendimento é um fator crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, é de suma importância que você e seus colaboradores ofereçam sempre o melhor atendimento, isto é, com respeito, educação, transparência e empatia.

 

Mesmo que haja algum problema ou críticas, responda de maneira educada, busque entender o que aconteceu e não perca um cliente por causa disso. Procure reverter a situação e causar uma boa nova impressão.

 

Se você xingar, responder de maneira grosseira e desrespeitosa, você só irá manchar a imagem do seu bar ou restaurante e, inclusive, afastará outras pessoas que não o verão com bons olhos. Portanto, forneça sempre o melhor atendimento, de maneira personalizada e humanizada. Evite respostas padrões e que pouco ajudam os clientes.

 

Marketing

 

Se o seu bar ou restaurante está presente em um app de delivery, é fundamental que você divulgue isso, que você mostre às pessoas que elas podem encontrá-lo no iFood, Uber Eats, Rappi ou outro aplicativo. Para divulgar, utilize as redes sociais, o e-mail, o site ou qualquer outro canal da sua empresa, assim os consumidores conseguirão encontrá-lo e claro, comprarão do seu estabelecimento!

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELO LHAMA'S RESTAURANTE, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. Nesse restaurante você pode saborear a típica comida peruana.

 

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Todo o comércio on-line teve uma curva ascendente de crescimento, acelerada pela pandemia e a necessidade do distanciamento. No post sugerido na linha azul 👇🏻, você fica sabendo mais como isso aconteceu:

 

 

 

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