Variedades
No mês de outubro, em todo o país, o
Sebrae lançou uma campanha para incentivar as compras em pequenos negócios,
demonstrando todos os motivos para os quais é importante este incentivo, e
chamando todos estes negócios a aderir à campanha, por meio de materiais
personalizáveis. Para se ter uma ideia de quanto os micro e pequenos são
importantes para a economia brasileira, eles correspondem a 27% do PIB, 53% dos
empregos, em 10 milhões de micro e pequenas empresas, sem contar a modalidade de
microempreendedor individual e também produtores rurais em agricultura
familiar.
Além
da representatividade, a campanha destacou alguns outros fatores que nem sempre
são assimilados pela população em geral. Comprar de um pequeno negócio favorece
o crescimento local e a geração de empregos, assim como uma melhor distribuição
de renda. Em termos urbanísticos, um comércio local fortalecido permite suprir
a maioria das necessidades de consumo de uma família sem exigir grandes
deslocamentos, podendo inclusive ser feitos a pé, o que melhora o trânsito e,
por conseguinte, possui também impacto ecológico.
Porém,
nem tudo são flores quando se fala em pequenos negócios. Planejamento, qualidade
nos serviços prestados, estudo de preços e das necessidades dos clientes são
pontos que precisam ser levados muito a sério para que estes negócios não se
extingam prematuramente, como ocorre no Brasil. Muito trabalho e busca pelo
conhecimento são pilares que devem ser muito fortes. Serviços como o Sebrae
precisam ser procurados para quem tem vontade de empreender não se perca pelo
caminho.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE
BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!