Significados das bandeiras (40) – a bandeira do Egito e a águia-de-saladino

 Curiosidades

 

O Egito é lembrado por nós por suas históricas e imponentes pirâmides, bem como algumas lembranças bíblicas e históricas. Nesse artigo vamos conhecer mais sobre a atual bandeira desse país que une o noroeste africano ao oriente médio!

 

 

Veja todos os elementos da bandeira egípcia: cores e a águia-de-saladino
[A Bandeira do Egito. Imagem: Wikipedia / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» As bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido

» Il tricolore: a bandeira italiana

» A bandeira sul-coreana

 

SALADINO E SUA ÁGUIA

 

O símbolo central da bandeira egípcia é a águia-de-saladino. Essa águia dourada possui uma inscrição dizendo, em árabe, “República Árabe do Egito”.

 

Saladino seria o apelido ocidental de Salah al-Din Yusuf ibn Ayyub, que foi um sultão egípcio. Salah teria falecido no ano de 1.193 d.C., após uma sucessão de conflitos e conquistas territoriais, tendo sido um guerreiro humilde e leal ao lado que assumia em uma disputa.

 

CORES E SIGNIFICADOS

 

A bandeira egípcia possui três cores: vermelha, branca e preta. Existem significados oficiais e extraoficiais para cada uma dessas cores:

 

🔴 Vermelha: oficialmente, o vermelho representa toda a história do país. De forma extraoficial, seu significado seria o deserto do país.

Branca: representa apenas parte da história, especificamente a Revolução Egípcia de 1952, que transformou o país em república. Curiosamente, o significado extraoficial seria bem oposto, representando os faraós.

Preta: a cor preta representaria o fim do colonialismo britânico, bem como os faraós Tutankamon e Menés. De forma não oficial, representaria as pessoas egípcias e as terras férteis nas proximidades do Rio Nilo.

 

PROPORÇÕES DA BANDEIRA

 

Em termos geométricos, é uma bandeira bem simples. Nas dimensões externas, são 2V:3H, ou seja, dois módulos de altura e três de largura. As faixas horizontais possuem todas a mesma espessura, ou seja, (2/3)V.

 

OUTRO PAÍS QUE FEZ HISTÓRIA: A GRÉCIA

 

Além do Egito e suas pirâmides, existe outro país que é muito mencionado quando pensamos nas civilizações mais primitivas, lá nos nossos primeiros contatos com a História, ainda na escola. Esse país é a Grécia, cuja bandeira já foi apresentada aqui no Blog do Mestre, e que você pode conhecer por meio do link na barra azul aqui embaixo 👇:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários