Por que Jango seria um perigoso-comunista?

História


Em outra postagem aqui do Blog do Mestre, falamos sobre o período Liberal-Populista, e nela comentamos sobre João Goulart ser um "perigoso-comunista". É interessante falar sobre esse adjetivo dado ao ex-presidente brasileiro, principalmente no contexto político atual.

De lá para cá, muitas coisas aconteceram, exceto uma: nosso país nunca foi socialista ou comunista (e nem os que se autointitulavam foram grande coisa). Então, o que justificaria tal apelido?

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/10/JoaoGoulart.Historia.html
[Imagem: Jornal do Comércio]



João Goulart foi presidente do PTB e Ministro do Trabalho no governo de Getúlio Vargas. Apesar de os direitos trabalhistas terem inspiração em governos totalitários como nazismo e fascismo, foram associados a outras vertentes, como a dos sindicatos, sendo que Jango possuía muito prestígio nesses grupos.

Na época em que ele se elegeu, votava-se em separado para Presidente e para Vice-presidente, ou seja, ninguém diria hoje que Temer era ilegítimo se o sistema eleitoral houvesse seguido a mesma linha. Jango teve mais votos do que JK à presidência e fora reeleito vice-presidente no governo de Jânio Quadros.

Segundo texto de Angela Gomes, João Goulart fez um trabalho intenso em seu governo como presidente e quando vice em intermediar negociações sindicais, reduzindo atritos de classe, e evitando greves e movimentos mais radicais, o que seria bom para empregadores também.

Essa função de intermediação lhe deu bom suporte político e o impulsionou no segundo mandato, mas teve algumas consequências. Uma delas foi justamente o acirramento das divisões dentro e fora do partido, e a ausência de um vice para dividir tarefas cabeludas.

Propostas de reformas de cunho trabalhista e agrário ajudaram a desenvolver os boatos de perigo comunista, algo que nunca viria a acontecer no país. Em nome de se evitar uma suposta ditadura, instalou-se outra.

Se hoje, onde supostamente já vimos o que seriam socialismo e comunismo, ensinados no ensino regular, já vemos inúmeros equívocos e absurdos desde a última campanha eleitoral no que se refere a esses conceitos, imagine naquela época. Vivia-se um contexto de Guerra Fria entre EUA e URSS, o que poderia "justificar" um alarme nesses termos.

Movimentos sindicais e acordos trabalhistas passaram a existir tão logo a força de trabalho começou a se organizar, sendo um dos frutos do capitalismo industrial. Como não se poderia evitar problemas com greves, Jango fez um papel conciliador, beneficiando a todas as partes envolvidas.


👉 E ainda mais para você: Mais sobre o Período Liberal-Populista


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários