O que fez Jânio da Silva Quadros?

Biografia

[Jânio Quadros e seu símbolo, a vassoura que limpa a corrupção. Foto: História por Imagem]

Jânio Quadros nasceu em Campo Grande, Mato Grosso, no ano de 1917. Formou-se advogado pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1939. Jânio foi um político de carreira meteórica, sendo eleito à Câmara Municipal de São Paulo em 1947, deputado estadual em 1951, prefeito de São Paulo em 1953, governador de São Paulo em 1954, deputado federal representando o estado do Paraná em 1958 e, ufa!, presidente da República em 1960.
Seu mandato, durante o período Liberal-populista, foi curto. Assumiu em 31 de janeiro de 1961, já na nova capital, Brasília; e renunciou sem que houvesse completo sete meses de governo, quando renunciara em 25 de agosto de 1961. Seu objetivo era ser aclamado pelo povo e retornar ao governo, o que não aconteceu. Viajou para a Europa e, após seu retorno, candidatou-se novamente ao governo de São Paulo, mas como o termômetro da não aclamação havia confirmado, Jânio foi derrotado.
Durante a ditadura militar foi declarada a suspensão de seus direitos políticos, como era de se esperar, por dez anos. Neste período, dedicou-se à Literatura, publicando entre outras obras, “A História do Povo Brasileiro”, em seis volumes, como a colaboração de Canuto Mendes de Almeida e Afonso Arinos de Melo Franco. Faleceu em 1992.
 

Veja também: (Biografias) O que fez Manuel Deodoro da Fonseca?


 

>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários