Conheça o Yammer, a rede social corporativa da Microsoft


Tecnologia


Você já ouviu falar no Yammer? Esta rede social foi adquirida e melhorada pela Microsoft, e tem hoje milhões de usuários em todo o mundo e está cada vez mais popular em ambientes corporativos. Ela pode fazer parte do pacote Office 365.

Diferentes das outras redes sociais já conhecidas, muitas empresas aderiram ao Yammer para organizar times e controlar sua interação no ambiente de trabalho. Por isso, neste post você vai saber os principais detalhes sabre o Yammer e como essa rede social vai acrescentar algo importante no relacionamento com sua equipe.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/09/Yammer.RedeSocialCorporativa.Tecnologia.html
[Imagem: Office 360/Reprodução]



O que é o Yammer?

Esta rede social nada mais é do que um ambiente criado para interações corporativas criado pela Microsoft. Desde que foi comprada, em 2012, ela vem recebendo diversas atualizações que buscam melhorar a experiência do usuário.

O Yammer interage 100 % com o Microsoft Office 365, sendo possível acessar a rede sem maiores problemas. Ainda assim, se você quer mais comodidade, é possível baixar a plataforma do Yammer também no site da Microsoft, tanto para Windows quanto para Mac.

A plataforma também oferece um aplicativo tanto para iOS quanto para Android. O aplicativo oferece diversas funções, ainda que não seja tão completo quanto sua versão desktop. Sendo assim, o usuário precisa saber de quais funções irá dispor nessa forma mais limitada.

Como utilizar o Yammer?


Para utilizar a plataforma, é preciso ter um e-mail corporativo, seja pela empresa ou pela universidade. Mas calma, se a sua empresa não possui e-mails para funcionários, nós explicamos abaixo como é possível criar e-mails para todos os funcionários.

Depois do e-mail criado, é só se cadastrar na plataforma para ter acesso a todo o conteúdo. Ao fazer o cadastro, você pode indicar ao sistema da rede os seus colegas de trabalho, sua equipe e o sistema ainda mostra os grupos disponíveis para o seu e-mail.

Como criar um e-mail corporativo para utilizar o Yammer


Para criar um e-mail para os funcionários da sua empresa, basta que ela tenha um plano de hospedagem de sites ou contrate um serviço de e-mail profissional. Além de mostrar muito mais profissionalismo, um e-mail profissional ainda permite que os colaboradores tenham seus e-mails próprios para utilizar em plataformas como o Yammer, destacando dos assuntos pessoais, como promoções de lojas, convites e outros avisos que poderiam fazê-los perder o foco.

Sendo assim, faça o registro de domínio da sua empresa para fazer um site com o nome correto (uma recomendação que podemos fazer é do serviço da Hostinger para fazer o seu, que é de confiança). Depois, basta contratar um servidor de hospedagem de sites e ver quais os planos oferecem e-mails corporativos.

Entretanto, é recomendado também que você verifique alguns detalhes para ter um site seguro. Utilize servidores de hospedagem de sites que oferecem o certificado SSL, que garante a segurança dos dados, principalmente em casos em que os funcionários utilizam o servidor para assuntos importantes, como troca de e-mails.

Funcionalidades que o Yammer oferece


Muitas pessoas pensam que o Yammer é uma plataforma semelhante ao LinkedIn, mas isso não é verdade. Apesar de haver a possibilidade de networking, o Yammer oferece ferramentas que interessam mais ao ambiente interno de uma organização, e não a comunicação entre elas.

Dentro do Yammer é possível conversar por meio de chats, interagir com grupos privados, determinar cargos dentro de um grupo e trabalho, enviar arquivos de PDF, docx, pptx, xlsx, mpp, imagens, vídeos, áudio e outros formatos.

Por estas funções, é possível classificar o Yammer, mesmo que de forma simplista, como uma rede de gerenciamento de equipe e ferramenta que auxilia em projetos. Suas opções de compartilhamento facilitam que empresas organizem seus projetos, comentem, marquem pessoas interessadas no assunto e desenvolvam muito pelo aplicativo.

Facilidades para empresas com colaboradores remotos


Atualmente muitas empresas possuem colaboradores em modo remoto. Este modo de trabalho é vantajoso tanto para quem trabalha, quanto para a empresa, mas é necessária uma boa comunicação entre as partes para que tudo funcione corretamente.



O Yammer oferece muitas vantagens para união de uma equipe que trabalha em modo remoto. Existem funções importantes dentro dos grupos de trabalho, que podem ser administradas pelos gerentes de cada equipe.

Ainda é possível manter atualizações pessoais, por meio de cada perfil, assim como acontece no Facebook. É possível interagir com as publicações em fotos, textos e links, fazendo comentários, marcando perfis e adicionando interações rápidas.

O Yammer e as semelhanças com outras redes sociais


O modo de operar a rede é basicamente o mesmo, ainda que tenha ferramentas adicionais que podem ser muito vantajosas para o meio colaborativo. O Facebook, por exemplo, permite atualizações de arquivos em grupos, permitindo ver um histórico, mas não é comumente utilizado no meio corporativo justamente por conta do conteúdo pessoal que existe na rede, onde a equipe pode se “perder” em um mar de notificações, diferente do Yammer, que se mantém focado no corporativo.

Por isso, recomenda-se extremamente o teste do Yammer, principalmente para empresas que possuem grandes operações online. Manter o grupo unido por meio do Yammer pode ser bom tanto para a fluidez dos projetos, quanto para aumentar a qualidade do relacionamento entre eles. A rede social corporativa pode melhorar, e muito, o compartilhamento de informações e conhecimento entre funcionários, além de fomentar discussões por meio das postagens em grupo.

Por fim,


Pelas vantagens que a plataforma oferece para relacionamento dentro de uma empresa, recomendamos externamente que a rede seja testada entre os funcionários. A ideia aqui não é que ela substitua o LinkedIn ou o Facebook, mas seja um complemento para relacionamentos e projetos dentro da empresa.

Se a sua empresa ainda não possui um nome de domínio, mesmo sem a utilização do Yammer, é necessário que o mesmo seja criado, tanto para aumentar a presença online quanto para profissionalizar a comunicação e imagem da empresa. Sendo assim, escolha um bom provedor de hospedagem de sites e dê o primeiro passo para a automatização dos processos da sua empresa.

O próximo passo é incentivar o uso do Yammer. Procure um modo de compartilhar arquivos e atividades por meio da ferramenta e veja como ela pode ser útil no seu ambiente de trabalho. Se gostar ou se interessar conhecer mais sobre a plataforma, deixe o seu comentário e nos conte o que achou.
.


👉 E ainda mais para você: Privacidade no e-mail


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários