Fazendo um projeto de pesquisa


#FicaADica


Para desenvolver pesquisa científica, principalmente no nível de pós-graduação, é preciso desenvolver um projeto de pesquisa, o qual precisará ser aprovado, ou por um exame de qualificação, ou mesmo ao ingressar na universidade para esse fim. E esse projeto precisa ter certas características importantes, que demonstram aspectos como relevância e exequibilidade. Nas dicas a seguir, vamos conhecê-las melhor:

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/01/FazendoUmprojetoDePesquisa.FicaADica.html
[Imagem: shaneclemments/Pixabay]




1. TENHA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATUALIZADA:


Os desafios da pesquisa vão mudando, novas descobertas vão surgindo e, o que era desafio há vinte anos, hoje pode estar em todos os lares. Portanto, para ter um panorama atual e desafios válidos para uma pergunta de pesquisa, use referências atuais e, se possível, advindas de revisão integrativa. Se usar fontes mais antigas, que sejam sumidades (CONFERIR) na área de pesquisa, tradicionalmente citadas (exemplos: Paulo Freire, Lauri Koskela, Karl Marx, Jean Paul Sartre, dentre outros).

2. AVALIE A VIABILIDADE TEMPORAL E FINANCEIRA:


Ao desenvolver a pesquisa, será demandado o seu tempo, entrar em contato com outras pessoas, fazer viagens eventuais, usar experimentos ou corpos-de-prova. É preciso saber se você pode se dedicar com tempo, bancar parte ou todos os custos com material e, principalmente, terminar o que você pretende no tempo regimental exigido (entre dois a cinco anos).

3. DESCRIÇÃO DE MÉTODO COM FLUXOGRAMA:


Há quem prefira versões por extenso de procedimentos metodológicos, bem como há outros pesquisadores que adoram ter uma visão geral de tudo o que foi feito, informação essa que o fluxograma passa. Como há interesse em replicabilidade futura, o fluxograma deve ser feito com elementos gerais, e não com especificidades como locais ou nomes de empresas.

4. ADERÊNCIA ÀS LINHAS DE PESQUISA:


Os programas de pós-graduação e seus professores possuem linhas de pesquisa que costumam propor e o aluno deve expor o que deseja pesquisar e que seja dentro dessa linha. Caso contrário, ou você deve rever e escolher outro assunto, ou buscar outra pós que se adeque ao seu perfil.

5. AO APRESENTAR CRONOGRAMA, CONSIDERE PASSOS ESSENCIAIS NA PESQUISA:


Além de pensar na viabilidade temporal, não se esqueça de considerar no tempo previsto para fazer sua pesquisa elementos importantes como o exame de qualificação e correções de banca examinadora, bem como redação do relatório final (dissertação ou tese).


👉 E ainda mais para você: Como se classificam as pesquisas?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários