“Materiais e Métodos” ou simplesmente “Método”?

Variedades


Assim como já se mencionou aqui no Blog do Mestre a respeito das seções “Conclusão” ou “Considerações finais”, outras polêmicas se formam acerca do nome de seções de trabalhos acadêmicos (TCC’s, teses e dissertações), como é o caso de “Materiais e Métodos” ou mesmo “Método”.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/05/Materiais.metodo.MonografiasEmGeral.Variedades.html
[Imagem: Design Instruct]



Há um entendimento claro de que qualquer monografia exija algumas entradas (bibliografias, documentos, conteúdo de websites ou programas de computador), necessárias ao seu desenvolvimento. Mas, nem todos os professores ou membros de bancas são unânimes em entender estas entradas como “materiais”. Muitos acreditam que o termo “Materiais” seria aplicável apenas com trabalhos que envolvessem experimentos realizados em laboratório, amostras, entre outros.

“Método” ou “Metodologia”, por sua vez, traz a ideia clara de indicação de quais passos foram tomados, ao longo do desenvolvimento do trabalho, para a obtenção de um resultado. Pode-se optar por abranger, nos casos em que possa ser inadequado acrescentar as entradas que não se encaixem como “Materiais” nesta mesma seção de “Método”.


E ainda mais para você: Conclusão ou considerações finais?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários