TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Variedades


Todos que estão chegando ao fim de seus cursos têm uma obrigação a mais na obtenção de seus diplomas, além de, é claro, obter aprovação nas disciplinas. A proposta do final do curso universitário de graduação e de seus posteriores (pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado) é que o estudante demonstre seu domínio sobre alguma temática relacionada a seu curso na forma de um trabalho, que é o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, no caso de graduação. 

Trabalho de Conclusão de Curso
[Imagem: E as novas]


Neste primeiro de seus grandes trabalhos, o universitário pode desenvolver um trabalho técnico (onde irá desenvolver um assunto com base em bibliografia na área) ou de pesquisa (onde além do desenvolvimento teórico, há a obtenção de dados qualitativos ou quantitativos). Nos níveis acima, o trabalho final (Dissertação e outros) irá ser do tipo pesquisa e incluir maiores detalhes.

O primeiro grande passo é a escolha de um tema de interesse dentro do curso de graduação. Os cursos de graduação, em geral, não possuem uma única linha temática a ser explorada, e o graduando deve buscar aquilo que mais lhe agrade para ter facilidade no desenvolver seu trabalho, adquirindo maior familiaridade e entrosamento. Por exemplo, em um curso de Engenharia Civil, um estudante pode preferir a área de Infraestrutura de Transportes, como Pavimentação, ou de Estruturas de Concreto Armado; ou um estudante de Direito pode escolher entre Legislação Trabalhista ou Legislação Penal.

Descoberto um tema, tão logo quanto possível, se deve conversar com um professor que entenda dessa área, também tendo familiaridade, e que goste da prática de orientação. Como já indicado, ele será o Orientador de TCC, que irá auxiliar em todas as etapas de desenvolvimento deste trabalho, será seu fiel amigo e escudeiro.

Este trabalho terá todo um conjunto de práticas de bem-fazer tanto no desenvolvimento de seu conteúdo, como na forma de apresentação, que possuirá um padrão determinado ou pela Instituição de Ensino ou/também pelas Normas ABNT para formatação, referências bibliográficas, etc. Você deve consultar estas normas e entrar em contato com o orientador para absorver esse conjunto de práticas e pô-las em prática. O desenvolvimento geralmente se dá em um ano (com os TCC’s 1 e 2), culminando com a apresentação e defesa do trabalho a uma banca de professores, que irão questionar, se necessário, aspectos importantes do trabalho e definir qual será a nota final.

E ainda mais para você: Relevos Tecnogênicos




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários