O que significa ter qualidade?

watch_later 31 de março de 2015
comment Comentar
Variedades

Qualidade é um dos pontos que pesam positivamente na escolha de um produto ou serviço, e que faz, inclusive, com que se fidelize o consumidor quando se considera que este fundamental quesito se encontra presente. Mas, afinal, o que é qualidade?

Qualidade é a adequação a uma determinada aplicação, se possível de maneira econômica, cumprindo um conjunto de requisitos mínimos, entre eles a funcionalidade. Esse economia se dá tanto para quem faz um produto ou serviço bom, pois demanda menores custos com retrabalho, manutenção e outros, como para quem adquire, que possui um produto ou recebe um serviço com durabilidade adequada, exigindo menores custos de manutenção passado o período de garantia.

International Organization for Standardization
[Imagem: qualyms]


Se a qualidade parte da adequação a um conjunto de requisitos, ou seja, de normas, é necessário também ter um padrão de produção, de modo que sempre haja a certeza de que o resultado final será o mesmo. Para se ter uma ideia de que qualidade e normalização são intimamente ligadas, basta tomarmos o significado de ISO - International Organization for Standardization – ou, em português, Organização Internacional para Padronização/Normalização. Segundo o site do Inmetro:

“O que é ISO?
  É a Organização Internacional de Normalização, com sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1946 e tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países.
A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.
 Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, para gestão da qualidade, e a ISO 14000, para gestão do meio ambiente.“

Além da normalização proposta pela ISO, também há uma série de outros sistemas de gestão da qualidade. Para que eles sejam efetivos, é preciso pensar em cada parte do processo como compondo um conjunto, e de que forma a melhoria em um dos processos traz vantagens à etapa seguinte. Cada uma das etapas precisa ser monitorada e, em caso de problemas, as soluções precisam ser rápidas e efetivas.

Um outro exemplo de programa que visa controle de qualidade é o PBQP-H, criado para a melhoria da qualidade dos produtos relacionados à construção civil, desde as indústrias de materiais (que devem atender requisitos previsíveis mínimos, para não afetarem a qualidade do produto final) até a indústria de construção civil propriamente dita, onde o manejo de agregados, materiais brutos e os demais deve ocorrer de forma que a finalidade da edificação não seja comprometida total ou mesmo parcialmente.

Qualidade, ao contrário do que se pensa, não é um conceito elástico tampouco abstrato. Para se ter qualidade é preciso ter comprometimento com o que se faz e pensar que o fruto de um trabalho bem feito sempre será um consumidor satisfeito.


E ainda mais para você: Juros e inflação são a mesma coisa?





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)