Domínios estacionados - O que são? Por que investir neles?


Tecnologia


Na hora em que você investir em um projeto na web, um dos detalhes mais importantes é o registro de domínio. Ter à disposição um domínio registrado traz mais credibilidade e autoridade para o seu site e a sua empresa. Além disso, poder contar com um domínio registrado favorece as suas chances de ser encontrado por seu público, bem como mantém a sua marca protegida contra qualquer um que queira um domínio semelhante ao seu.

Diante dessas vantagens que os domínios proporcionam, você já ouviu falar nos domínios estacionados? Eles podem ser muito úteis, pois são aqueles domínios adicionais que você pode usar para direcionar o seu público para o seu site.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/12/DominiosEstacionados.Aliases.Tecnologia.html
[Imagem: geralt/Pixabay]



COMO FUNCIONA UM DOMÍNIO ESTACIONADO?


Para uma melhor compreensão do que são e de como funcionam esses tipos de domínio, imagine que o seu site tenha como domínio o nome “minhaempresa.com”. Com o intuito de melhor proteger a sua marca, você também achou por bem registrar o domínio “minhaempresa.net” junto com outras variações, alterando as extensões. É a velha regra de, se a vida mora nos detalhes, você não está esquecendo de nenhum deles.

A partir do momento que você configurar os domínios adicionais como estacionados, o seu público irá acessar o mesmo site em qualquer um dos domínios que ele digitar. Dessa forma, você não vai perder acessos e ampliar sua visibilidade.

BENEFÍCIOS DOS DOMÍNIOS ESTACIONADOS


Aliases, como também podem ser chamados os Domínios Estacionados, podem trazer várias vantagens. Uma delas está na facilidade que eles proporcionam para que as pessoas encontrem o seu site.

Outro ponto benéfico é a questão da proteção de marca. Ou seja, vários domínios para uma mesma marca impedem que outras pessoas utilizem a sua, conferindo para o seu negócio mais exclusividade. Por exemplo, digamos que você é dono da marca “x”. Sendo assim, você terá possibilidade de registrar variações, tais como “x.com.br”, ou “x.com”, ou “x.net”, enfim, opções não faltam.

Há quem tenha ficado de olho nessa questão de domínios estacionados com más intenções. Na eventualidade de erro em uma letra do domínio desejado, alguns internautas são levados a outros sites, absolutamente sem conteúdo, mas com links e banners com propaganda em texto. Indo mais a fundo, esses domínios com “anaglifos” ou pequenos erros podem ser incluídos nessa lista.

A DISTINÇÃO ENTRE UM DOMÍNIO ESTACIONADO E UM SUBDOMÍNIO


Muitas pessoas podem até se confundir e acreditarem que Domínio Estacionado e Subdomínio são sinônimos. Porém, é válido destacar que existem diferenças conceituais entre eles. Vejamos inicialmente o caso do Subdomínio. O Subdomínio consiste em um elemento que faz parte de um domínio. Ou seja, o Subdomínio é separado do Domínio por meio de um ponto.

Além disso, o texto que surge após esse ponto que aparece antes desse ponto é o que irá nomear o Subdomínio. Com o intuito de melhor elucidar essa explicação, é possível usar o seguinte exemplo. O site “meunegocio.com.br. Nesse caso, o Subdomínio poderá ser “empreendimento.meunegocio.com.br”. Como você pode ver, as possibilidades para a criação de Subdomínios são bem variadas.

No caso dos Aliases, ou Domínios Estacionados, é possível afirmar que ele não faz parte do Domínio Principal. Nesse caso é possível utilizar qualquer endereço da sua propriedade como um Alias. Sendo assim, os Domínios Estacionados dispensam relação com o Domínio. A única relação de similaridade entre os Aliases e o Domínio principal reside na questão do conteúdo, que será o mesmo tanto no estacionado quanto no principal.

A IMPORTÂNCIA DA HOSPEDAGEM PARA CONFIGURAÇÃO DOS DOMÍNIOS ESTACIONADOS


Como você pode ver, o investimento em Domínios Estacionados, que também são conhecidos pelo nome em inglês de Domain Parking, traz uma série de vantagens para o seu negócio. Nesse caso, é pertinente saber como configurar esse tipo de Domínio. A hospedagem, nesse contexto, é um detalhe muito importante.

Em serviços de hospedagem que utilizam o painel de controle cPanel é possível, por exemplo, configurar um por meio da alternativa “Aliases” ou “Parked Domains”. Ao acessar essa alternativa você poderá facilmente inserir o domínio que deseja estacionar. Ao final do processo você irá se deparar com uma mensagem de confirmação.

Empresas como a Hostinger ou a Weblink oferecem excelentes serviços de hospedagem de site que possuem o gerenciamento por meio do cPanel. Vale a pena entrar em contato na hora de contratar um serviço de web hosting.

O PROBLEMA DOS CONTEÚDOS DUPLICADOS


Em se tratando de Aliases, é bom estar atento para que o conteúdo não atrapalhe o SEO do seu site, pois as páginas de resultado podem avaliar isso como informação repetida na internet. A alternativa mais simples para evitar esse problema é efetuar um redirecionamento do domínio adicional para o domínio principal.

Sendo assim, ao invés de apenas adicionar o seu Domain Parking e possibilitar que a navegação ocorra em mais de uma URL, é necessário colocar um redirecionamento no domínio adicional para o domínio principal. Para saber mais sobre como evitar que as páginas de resultados interpretem o Aliase como conteúdo duplicado, deve ser consultado o suporte técnico da empresa de hospedagem de sites.


👉 E ainda mais para você: A internet das coisas



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários