O Nazismo era de extrema-esquerda ou de extrema-direita?

História


O Nazismo foi um dos exemplos mais tristes de nossa História de como o ser humano pode ser cruel, deixando de ver seu irmão/próximo como sendo pessoa também, que sofre e sente cada forma de tortura. Não é um exemplo a ser seguido, a violência não é algo a ser propagado.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/11/NazismoEEsquerdaOuDireita.Historia.html
[Como diz Sandra de Sá, “Joga fora no lixo!” Imagem: OpenClipart Vectors/Pixabay]



Nos últimos tempos surgiu uma discussão na web, onde brasileiros questionaram um órgão alemão quanto à definição do nazismo como sendo de extrema-direita. O Blog do Mestre, conhecendo tal posição e vendo fontes históricas sobre o tema, também possui mesmo entendimento. 

Entretanto, este blog foi questionado, há poucos dias, quanto a um post falando sobre os precedentes da Segunda Guerra Mundial. Na época da escrita, é possível que tenham sido consultadas fontes com a visão do nazismo como extrema-esquerda. O fato é que caracterizar como um ou outro lado acontece por peculiaridades que esse regime sociopolítico possuía.

O Nazismo era um regime antidemocrático que vinha se opor ao capitalismo por um lado, e contra o socialismo da URSS de outro. O termo “Nacional Socialismo” tem muito mais força no “Nacional” do que “Socialismo”, por mais que o regime nazista e o socialismo da URSS tenham levado a governos totalitários. Havia um fechamento alemão em torno de seu povo e perseguição contra todos os considerados contrários (judeus, imigrantes, muçulmanos, testemunhas de Jeová, homossexuais, dentre outros), que se classifica como característica de direita, segundo reportagem da BBC com opiniões de historiadores.

O que pode trazer confusão quanto ao entendimento de nazismo e fascismo como de extrema-esquerda é o fato de eles concentrarem o poder no estado e, pior ainda, na figura de um único líder, como faziam os socialistas. O sistema econômico ainda era capitalista, mas não se acreditava nas liberdades individuais e na democracia, e sim na superioridade do público sobre o individual.

Outro fato, negado por alguns, é a inspiração da CLT, implementada por Getúlio Vargas durante o Estado Novo, com livre inspiração na legislação trabalhista fascista. Essa legislação, por mais prós e contras que possa trazer, possui significado atual fortemente associado à esquerda, pois é entendida como “direito do trabalhador”, o que faz que ainda haja esse motivo para associar regimes nazifascistas à esquerda.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários